Candidato à Presidência da Região de Turismo do Algarve nas eleições do próximo dia 13 de junho, André Gomes faz a entrega formal da sua candidatura às 9h00 desta sexta-feira, na sede da entidade, em Faro. Apoios superam os dois terços da base eleitoral.

A entrega formal da candidatura com que André Gomes concorre às eleições da Região de Turismo do Algarve ocorre nesta sexta-feira, na sede da RTA, em Faro, com todos os candidatos presentes, às 9h00. O projeto desta candidatura regista o apoio e subscrição de 25 das 33 entidades com direito de voto, uma esmagadora maioria que supera largamente o mínimo exigível de um terço da base eleitoral, assim como demonstradora da união dos agentes do setor – público e privado – do turismo no Algarve em torno da estratégia apresentada para os próximos 5 anos.

Na lista de subscritores reúnem-se mais de dois terços dos municípios da região do Algarve: Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António. A estes 13 municípios, junta-se o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR), subscrevendo ainda a candidatura 11 associações representativas do setor privado do turismo na região: Associação de Empresas de Animação Turística do Algarve (Algarve Anima), Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA), Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA), Associação Nacional dos Jovens Empresários (ANJE), Associação Nacional dos Locadores de Veículos (ARAC), Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), Associação Portuguesa de Casinos (APC), Associação Portuguesa de Portos de Recreio (APPR), Algarve Golf, Associação Regional de Golfe do Sul, totalizando 25 das 33 entidades votantes.

Aquando do anúncio da sua candidatura, André Gomes, atual Diretor do Núcleo de Promoção, Animação e Informação Turística da RTA, colocou entre as suas prioridades para o mandato de cinco anos a viabilidade financeira desta entidade – afetada pela retenção de verbas a nível do Estado central, designadamente por intermédio de cativações –, a diversificação das fontes de receita, melhoria da qualidade dos serviços, defesa da valorização do Turismo na região e o reforço da sustentabilidade ambiental e social do setor, designadamente através de apoios à formação e qualificação dos trabalhadores no Algarve.

Na equipa com que se candidata a Presidente da RTA, André Gomes conta com o empresário Renato Pereira (Júpiter Hotel Group) enquanto mandatário, bem como com quadros com provas dadas na instituição e ainda um outro nome de relevo na região, Alberto Mota Borges, Diretor do Aeroporto Internacional de Faro, Aeroporto Gago Coutinho. Para a Mesa da Assembleia Geral, Hélder Martins (Presidente da AHETA) recandidata-se a novo mandato de Presidente e Isolete Correia (Associação Portuguesa de Portos de Recreio) propõe-se prosseguir o trabalho feito enquanto Secretária da Mesa da Assembleia Geral. Para a Comissão Executiva, apresenta-se, para além de Alberto Mota Borges, Fátima Catarina, atual Vice-Presidente da RTA e candidata a novo mandato.

As eleições decorrerão no próximo dia 13 de junho.