A União das Freguesias de Faro vai recriar de 26 a 28 de maio, no Espaço Muralhas, na Cidade Velha, um mercado secular e de grande importância para Faro que ocorria desde o século XIII, denominado de Alcaçarias.

Este mercado de cariz medieval e islâmico com mais de 700 anos de história, é de entrada livre e tem um horário compreendido entre as 18h e as 24h. Ao longo dos cerca de 5000 m2 de recinto, estão previstos alguns apontamentos artísticos e culturais, com bailarias islâmicas e medievais, cuspidores de fogo, malabaristas e faquires. Para além disso, o visitante poderá encontrar uma área de gastronomia, bem como vendedores de artesanato, antiguidades, bijuteria, ourivesaria e produtos endógenos e regionais.

Recorde-se que após a conquista de Faro em 1249, D. Afonso III, com receio que os mouros criassem bolsas exteriores de resistência, permitiu a sua fixação nos arrabaldes da cidade. Essa área concedida chamava-se Mouraria e aí os árabes criaram uma zona de mercados diários (as alcaçarias) que ganharam grande importância económica a nível local, para árabes, judeus e cristãos.

Eram nestes mercados onde estes três povos podiam conviver e efetuar as suas trocas comerciais e as alcaçarias foram ganhando cada vez mais importância até que no reinado de D. Manuel I estes mercados já eram considerados o grande centro mercantil de Faro.