Trinta e quatro concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra e Santarém apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Cerca de 80 outros concelhos de Faro, Beja, Lisboa, Coimbra, Lisboa, Leiria, Santarém, Viseu, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Aveiro, Vila Real e Bragança apresentam perigo muito elevado.

O IPMA colocou ainda vários concelhos de todos os distritos do continente, exceto o Porto, em perigo elevado de incêndio.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Este perigo de incêndio vai manter-se elevado, prevendo-se um maior agravamento na segunda-feira.

Desde o início do ano, as 2.646 ocorrências de fogo já afetaram 7.709 hectares de espaços rurais.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, vento moderado do quadrante norte, soprando forte e com rajadas até 80 quilómetros por hora no litoral oeste, no barlavento algarvio e nas terras altas e acentuado arrefecimento noturno.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 6 graus Celsius (Bragança) e os 17 (em Faro) e as máximas entre os 19 (na Guarda) e os 31 (em Faro).

 

Por: Lusa