Dezanove concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém e Guarda apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em perigo máximo estão os concelhos de Lagos, Portimão, Monchique, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira, Alcoutim, Castro Marim (Faro), Portalegre, Marvão, Castelo de Vide, Nisa, Gavião (Portalegre), Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova (Castelo Branco), Mação, Sardoal (Santarém) e Sabugal (Guarda).

Mais de 50 concelhos de Faro, Beja, Lisboa, Coimbra, Santarém, Viseu, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Vila Real e Bragança apresentam hoje perigo muito elevado de incêndio.

O IPMA colocou ainda vários concelhos de todos os distritos do continente, exceto Aveiro, Porto e Viana do Castelo, apresentam hoje perigo elevado de incêndio.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O Instituto prevê pelo menos até sábado um agravamento do risco de incêndio rural.

Desde o início do ano, as 2.555 ocorrências de fogo já afetaram 7.672 hectares de espaços rurais.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva fraca no Norte e Centro até ao início da tarde, vento por vezes forte no litoral oeste e nas terras altas e pequena descida da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 10 graus Celsius (em Braga) e os 19 (em Faro) e as máximas entre os 21 (em Braga e Viana do Castelo) e os 33 (em Évora).

 

Por: Lusa