Cerca de 40 alunos conheceram o trabalho da ARA e os animais residentes no abrigo na zona da Cabanita.

No dia 20 de abril, cerca de 40 alunos da Escola Secundária de Loulé deslocaram-se, acompanhados pelos seus professores, ao abrigo de animais da Animal Rescue Algarve, na zona da Cabanita em Loulé. A visita proporcionou-se no contexto das interações e protocolos celebrados entre a escola e a associação sem fins lucrativos no âmbito da formação continuada dos presentes alunos e futuros adultos.

A visita começou na receção, onde a equipa administrativa gere todos os assuntos da associação, desde a comunicação e redes sociais, até à gestão dos recursos humanos, pedidos de ajuda, entre muito mais. A visita passou também pelas três zonas onde os cães habitam quando não estão a brincar e socializar nos 14 parques recreativos, completos com piscinas, caixas de areia, e equipamentos de agilidade, onde os cães passam a maioria do seu tempo.

Em comunicado, a ARA explica que "o abrigo tem um limite de 100 cães, de modo a manter um rácio elevado de staff/voluntários para cada animal, o que resulta em processos de socialização e familiarização mais eficazes, que por sua vez aumenta a probabilidade de adoções responsáveis e duradouras".

"A realidade atual significa que nem a média de 30 adoções mensais são suficientes para dar resposta definitiva á problemática do abandono, negligência ou violência animal, que trás até á Animal Rescue Algarve dezenas de pedidos de ajuda por dia", acrescenta. 

Deste modo, "a ARA encara a responsabilidade de elucidar e educar as futuras gerações com muita seriedade, pois muitos dos problemas atuais no âmbito animal poderiam ser atenuados ou eliminados através do reajuste de algumas tendências culturais passadas". 

A ARA explicou ainda que "de momento a Associação encontra-se a liderar um projeto pioneiro, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e de Juntas de Freguesia como a de Quarteira e Almancil, que aspira a esterilizar até 1500 gatos de rua, assim como colocar até 40 abrigos de modo a poder controlar e monitorizar as colónias felinas, enquanto os animais das mesmas vivem com dignidade e segurança. No âmbito do projeto, denominado de Vila dos Gatos, a ARA coordenará os esforços com voluntários locais, município e Juntas de Freguesia, e parceiros privados, de modo que toda a alimentação e custos veterinários estejam cobertos". 

Desde 2018 a ARA já resgatou, tratou e realojou mais de 1000 animais e continua a ser um abrigo e trabalho de referência nacional e internacional.