Vila Real de Santo António celebra, no próximo dia 11 de março de 2023, o 35.º aniversário da sua elevação a cidade, juntamente com os municípios do Fundão, Marinha Grande e Montemor-o-Novo.

A cidade pombalina volta a receber os representantes das cidades irmãs para um programa comemorativo que assinala também o 29.º aniversário do projeto educativo «À Descoberta das 4 Cidades», que contará com a participação de dezenas de alunos envolvidos nesta iniciativa.

Na Praça Marquês de Pombal, as celebrações têm início às 10h00, com a entoação do Hino Nacional e o hastear das Bandeiras. Segue-se o Hino de Vila Real de Santo António, pela Banda Filarmónica de VRSA, e a entrega de lembranças ao presidente anfitrião.

A entoação do tradicional hino do «Caracol da Amizade» não irá faltar neste dia que prossegue depois com uma atuação do Grupo Etnográfico Santo António de Arenilha e da Banda Filarmónica da Associação Cultural de VRSA.

As comemorações continuam no Centro Cultural António Aleixo, às 10h45, com a abertura da exposição «Patrimónios das 4 cidades», seguindo-se a sessão solene, pelas 11h30.

 

Sobre o projeto «À Descoberta das 4 Cidades»

No dia 11 de março de 1988, as então vilas do Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António foram elevadas à categoria de cidades, num ato testemunhado, na Assembleia da República, por muitos fundanenses, marinhenses, montemorenses e vila-realenses.

A partir desta data, e através de uma geminação então criada, as 4 cidades passaram a denominar-se «cidades irmãs» e o dia 11 de março é, desde então, comemorado como o dia de aniversário das 4 cidades, sendo celebrado, de forma rotativa, em cada uma das localidades.

O projeto interescolar «À Descoberta das 4 Cidades» nasceu em 1994 com o intuito de dar a oportunidade a todas as crianças do 1º ciclo de conhecerem estas cidades geograficamente, gastronomicamente e culturalmente tão diferentes. O símbolo do caracol é o elemento comum aos estudantes dos 4 municípios.