Onze distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo até quarta-feira devido à previsão de tempo frio, segundo informação disponível hoje na página da internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Aveiro e Portalegre estão com aviso amarelo domingo e até às 09:00 de quarta-feira devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima.

Segundo o IPMA, o aviso amarelo para os distritos de Beja, Lisboa, Santarém e Évora tem início às 00:00 de terça-feira e termina às 09:00 de quarta-feira.

O aviso amarelo, o menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente tempo frio com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral Centro e na região Sul até meio da tarde.

Também se antevê vento fraco a moderado do quadrante norte, sendo do quadrante leste nas regiões Norte e Centro até ao final da manhã e a partir do final da tarde, soprando por vezes forte nas terras altas.

A previsão aponta ainda para formação de gelo ou geada, em especial no interior Norte e Centro, acentuado arrefecimento noturno e descida de temperatura, em especial no interior Norte e Centro.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os -4 graus Celsius (em Bragança e na Guarda) e os 8 (em Lisboa e Faro) e as máximas entre os 4 (na Guarda) e os 18 (em Faro).