Decorreu no passado dia 28 de outubro, sexta-feira, a Gala do Desporto de Albufeira 2022. Mais de 300 atletas foram destacados, num evento que reuniu cerca de um milhar de pessoas.

O executivo de Albufeira esteve presente nesta festa, assim como o diretor regional do IPDJ, Custódio Moreno, e vários nomes ligados ao desporto algarvio. Foram homenageados e reconhecidos atletas do município que na época de 2021-2022 somaram títulos e medalhas.

José Carlos Rolo, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, disse, em declarações ao nosso jornal, que «o desporto é uma atividade que deve ser apoiada pelas autarquias». O edil da cidade de Albufeira deixou ainda um agradecimento a «todos os atletas que elevam o 'nome' de Albufeira».

O autarca referiu que a Gala do Desporto deste ano fica marcada pela aposta de Albufeira a Cidade Europeia do Desporto 2026. José Carlos Rolo reforçou no seu discurso de abertura da Gala que «o desporto é uma manifestação de paz e de harmonia, unindo povos ao longo da História. Pelo desporto se combate o racismo, assimetrias, diferenças e é por isso que apostamos no desporto como um motor de igualdade no nosso concelho». O autarca vincou ainda a importância das famílias e do corpo técnico e dirigente dos clubes, na sua vertente pedagógica e de cidadania e avançou que «vamos continuar a apoiar o desporto, seja pela continuidade dos contratos programa, seja pela continuidade de realização de eventos como o Cross das Amendoeiras, Campeonatos mundiais de Pesca, os quais, em Pesca embarcada, temos o campeão mundial, Alexandre Dionísio, Volta ao Algarve em Bicicleta e muito mais".

Foto: CM Albufeira | D.R.

Por seu turno, o vice-presidente e vereador responsável pela Juventude e Desporto, Cristiano Cabrita, realçou a importância da família para o desporto, as estruturas desportivas ao dispor dos munícipes e aptas para eventos mundiais e o elevado número de atletas federados no concelho. Em Albufeira, «são mais de três mil atletas federados que, neste concelho, valorizam um Desporto sério, com ética e em prol de uma comunidade, pelo que temos tudo quanto é necessário para sermos Cidade Europeia do Desporto 2026 e eu creio que o seremos».

Cristiano Cabrita deixou também uma palavra «aos dirigentes e treinadores, que todos os dias dão um pouco de si» para melhorar e elevar o desporto em Albufeira.

O diretor regional do IPDJ, Custódio Moreno, reconheceu a importância da Gala do Desporto: «O IPDJ reconhece o vosso trabalho, e esforço e isso vê-se pelos campeonatos mundiais que têm sido realizados em Albufeira». Para o responsável, é importante investir cada vez mais na prática desportiva e trabalhar «ao lado dos jovens».

A Gala de Albufeira 2022 contou ainda com várias atuações, como da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, grupo de Ginástica Artística da ACRO e da Academia de Dança Soul.  

O nosso jornal fez um pequeno direto para o Facebook, da abertura da Gala, que reproduzimos abaixo: 

Por: Filipe Vilhena