Numa altura em que praticamente não há restrições, pode ser importante manter alguns cuidados para evitar o contágio.

O uso generalizado de máscara deixou de ser obrigatório a partir de 22 de abril de 2022, com exceção de alguns locais como transportes, hospitais ou lares de idosos. Ao que tudo indica, a eliminação do uso de máscara parece ter contribuído para um aumento das infeções em Portugal, que poderá já estar perante uma sexta vaga de Covid-19, segundo um relatório do Instituto Superior Técnico sobre a pandemia. Assim, e numa altura em que praticamente não há restrições, não é preciso usar máscara na rua, no trabalho, ou no supermercado, pode ser importante manter alguns cuidados para evitar o contágio.

“A possibilidade de uma sexta vaga está a desenhar-se de forma muito intensa”, avança o relatório do grupo de trabalho do Instituto Superior Técnico (IST) que acompanha a evolução da Covid-19 em Portugal e a que a Lusa teve acesso.

Segundo esta avaliação de risco da pandemia elaborada por Henrique Oliveira, Pedro Amaral, José Rui Figueira e Ana Serro, que compõem este grupo de trabalho coordenado pelo presidente do IST, Rogério Colaço, “a atual situação é de aumento do perigo pandémico face ao anterior relatório” de 19 de abril.

 

No entanto, no relatório anterior a esse, publicado no início de março, este grupo do IST já tinha apontado para o início de uma “sexta vaga”. “Estamos a ver o desenho de uma sexta vaga de forma muito clara. O risco pandémico ainda não é muito elevado, mas é necessário perceber como vai continuar a evolução dos números”, lia-se então na análise elaborada por este grupo de acompanhamento da pandemia.

“Excesso de contágios em ambiente laboral”

De acordo com o relatório mais recente, publicado na semana passada, a eliminação do uso de máscaras “parece ter tido um efeito muito acentuado na subida de casos atual”, uma medida que os especialistas do IST consideram ter sido “acertada” nas escolas, mas que está a provocar um “excesso de contágios” em ambiente laboral.

“A sua eliminação em contexto laboral e a não recomendação de teletrabalho quando este é possível, provoca um excesso de contágios que, segundo os nossos modelos, está a contribuir fortemente para a subida presente” de infeções, sublinha ainda o relatório do IST.

O grupo de trabalho do Técnico considera também que os dados existentes indicam que as novas linhagens da variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2 podem estar a contribuir para o aumento do número de casos.

 

Em que situação ainda é obrigatório o uso de máscara?

O uso de máscara ou viseira é obrigatório para pessoas com idade superior a 10 anos no acesso a:

- lares e estruturas residenciais;

- estabelecimentos de saúde, como:

- farmácias;

- centros de saúde;

- unidades hospitalares;

- transportes coletivos de passageiros, como:

- autocarros;

- táxi ou TVDE.

 

Cuidados a manter e como/onde usar a máscara para maior proteção

Dada a possibilidade de uma sexta vaga da doença, que pode levar a um crescimento da procura de cuidados de saúde e da mortalidade nas pessoas mais vulneráveis, as autoridades de saúde e os especialistas consideram que poderá ser importante manter o uso de máscara em alguns cenários.

Onde usar máscara?

A máscara pode continuar a ser utilizada em espaços mal ventilados e/ou com muito movimento, nomeadamente supermercados ou grandes superfícies comerciais, grandes eventos, aglomerados etc., segundo declarações de Bernardo Gomes, especialista em saúde pública, ao jornal Público. Além disso, as pessoas devem usar a máscara sempre que considerem que a sua utilização o justifica.

E os grupos vulneráveis?

O uso de máscara passou a ser uma decisão pessoal, contudo, a DGS recomenda a sua utilização por pessoas mais vulneráveis, que tenham doenças crónicas ou estados de imunossupressão com risco acrescido para Covid-19 grave em “situação de risco aumentado de exposição”. A pessoas que contactam com outras mais vulneráveis também devem redobrar os cuidados.

Tenho Covid-19. Onde e até quando tenho de usar máscara?

Segundo a DGS, é preciso usar máscara nos casos confirmados de Covid-19,sempre que saiam do seu local de isolamento, até ao 10.º dia após a data do início de sintomas ou do teste positivo e nos contactos com casos confirmados de Covid-19, durante 14 dias após a data da última exposição.

Outras medidas:

Na generalidade das rotinas do dia a dia, e além da máscara, é importante:

- higienizar bem as mãos;

- desinfetar os espaços e superfícies;

- ventilar muito bem os espaços;

- manter o distanciamento sempre que possível;

- vacinação.

 

*Com Lusa

Por: Idealista