Edição de 2022 traz de volta o percurso da corrida a VRSA, que já não recebia uma partida de etapa desde 2009

A 48.ª Volta ao Algarve regressa à estrada entre os dias 16 e 20 de fevereiro. Será mais uma edição de grande nível, com um percurso profundamente renovado, com etapas para todos os perfis de corredores, consolidando-a como uma das melhores provas do circuito UCI ProSeries.

A maior novidade da 48.ª Volta ao Algarve é a quarta etapa, por ser o contrarrelógio mais extenso dos últimos anos e por marcar o regresso da corrida a Vila Real de Santo António, cidade que já não recebia uma partida de etapa desde 2009.

Estão inscritos 174 corredores, em representação de 25 equipas, dez das quais de categoria WorldTeam, o topo da pirâmide mundial. Entre os ciclistas anunciados pelas equipas estão 25 do top 100 mundial, um dos melhores registos de sempre da Volta ao Algarve.

O percurso da corrida, com um total de 795,8 quilómetros, distribui-se por cinco etapas que tocam a maior parte do território da região do Algarve, do litoral ao anterior, do Barlavento ao Sotavento.

O contrarrelógio de 2022 decorre no dia 19 de fevereiro e terá 32,2 quilómetros, unindo Vila Real de Santo António a Tavira. Pela extensão, permite que os contrarrelogistas puros possam gerir a corrida - incluindo as etapas de montanha - de forma a colocarem-se entre os favoritos ao triunfo na geral.

O local da partida desta, que será a quarta etapa, ficará situado na Avenida da República, frente ao Rio Guadiana, estando programada a saída do primeiro corredor por volta das 13h45. A presença das maiores estrelas do ciclismo promete trazer muita animação, público e entusiastas da modalidade à zona ribeirinha da cidade.

A Volta ao Algarve será também a oportunidade para as equipas portuguesas pedalarem lado a lado com as grandes estrelas internacionais. Depois da vitória de João Rodrigues (W52-FC Porto) na edição de 2021 e do desempenho de Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) no contrarrelógio do mesmo ano, espera-se ambição renovada das dez equipas continentais de Portugal em 2022.

A Volta ao Algarve é a prova rainha do ciclismo na região. Com muita tradição e história, consta no palmarés de grandes campeões nacionais e internacionais e faz parte da UCI EuropeTour.

É organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, contando com o apoio de várias entidades e autarquias, nomeadamente a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

 

Percursos da 48.ª Volta ao Algarve

 

16 de fevereiro: 1.ª etapa: Portimão – Lagos, 199,1 km

17 de fevereiro: 2.ª etapa: Albufeira – Fóia (Monchique), 182,4 km

18 de fevereiro: 3.ª etapa: Almodôvar – Faro, 209,1 km

19 de fevereiro: 4.ª etapa: Vila Real de Santo António – Tavira, 32,2 km (CRI)

20 de fevereiro: 5.ª etapa: Lagoa – Malhão (Loulé), 173 km