As inscrições para o ano letivo 2021/2022 da Academia do Saber (AS) de Quarteira decorrem de 6 a 17 de setembro. O início das aulas do novo ano letivo, está marcado para o dia 11 de outubro.

As inscrições realizam-se presencialmente nas instalações da JF de Quarteira, por telefone - 919 993 104 - para alunos que frequentaram os anos letivos de 2019/2020 e 2020/2021, ou online através da página da autarquia.

A AS é um projeto de intervenção comunitária da Junta de Freguesia de Quarteira (JF), com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, que visa proporcionar aos cidadãos da freguesia de Quarteira, com idade igual ou superior a 50 anos, oportunidades para novas aprendizagens, partilha de conhecimentos, experiências, motivações e afetos, bem como contribuir para um estilo de vida ativo e saudável. Funciona através de aulas teóricas e práticas de frequência semanal. Os inscritos têm ainda oportunidade de frequentar outras atividades como passeios, workshops, palestras, ateliers, entre outros.

Neste novo ano letivo, a oferta formativa é constituída por um horário semanal composto por 28 aulas que decorrem de segunda a quinta-feira. Os módulos lecionados, abrangem disciplinas ligadas à História, às Línguas, à Saúde e ao Bem-estar, às Artes Visuais, entre muitas outras.

No presente ano letivo, continuam a ser implementadas medidas de redução de eventual risco de transmissão do COVID-19 que compreendem, essencialmente, condições específicas de funcionamento, regras de higiene, etiqueta respiratória e distanciamento físico.

Embora a Academia do Saber, dê prioridade a pessoas com idades a partir dos 50 anos, o espaço está aberto a todos os cidadãos. As inscrições são sujeitas às vagas existentes e gratuitas, sendo apenas exigido o pagamento de um seguro de acidentes pessoais, no valor de dez euros.

As inscrições presenciais ou por telefone realizem-se nos dias úteis, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h30. Também é dada oportunidade aos interessados de submeterem a sua candidatura sem saírem de casa. Para isso, basta que efetuem a submissão do formulário, disponível em www.jf-quarteira.pt/academiadosaber, juntamente com todos os documentos obrigatórios solicitados.