No próximo dia 5 de outubro, nove cágados regressarão ao meio selvagem, depois de várias semanas (ou até meses) a receber cuidados, alimentação, medicação, proteção e (indiretos) carinhos no centro de reabilitação de espécimes aquáticos do Zoomarine, na Guia, em Albufeira.
Os cágados que agora terão uma segunda oportunidade de vida independente , pertencem às duas espécies endémicas de Portugal: Mauremys leprosa (cágadomediterrânico) e Emys orbicularis (cágado-de-carapaça-estriada). São, portanto, duas espécies de répteis com um especial estatuto de conservação, pelo que merecem uma proteção acrescida.
O trabalho que os técnicos de reabilitação do Porto d'Abrigo do Zoomarine dão agora por terminado implicou decisões difíceis, dias tristes e algumas “batalhas clínicas” duras – mas valeu a pena. Salvaram-se mais algumas vidas e fez-se mais uma (muito pequena) mas (muito importante) contribuição para a Conservação da Natureza.
O destino dos cágados será, também ele, diferente... Em colaboração com o ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a dupla devolução terá lugar no dia 5 de outubro, em São Lourenço (Quinta do Lago, com início às 12 horas) e na Mata Nacional da Herdade da Parra (com início às 14 horas).
Por VA / MundoAquático