Correr na Avenida dos Descobrimentos, dar um salto à Meia Praia e terminar na Marina de Lagos? Será esse, mais curva menos curva, o percurso que os participantes da XXVIII Meia-Maratona de Lagos vão encontrar no próximo dia 8 de maio.

Os 21,097 km mais famosos de Lagos apresentam, para esta edição, um percurso quase plano, com partida junto ao hotel Marina Club Lagos Resort e chegada na Marina de Lagos, eleita uma das mais bonitas da Europa. Os atletas irão percorrer toda a Avenida dos Descobrimentos, antes de rumar em direcção à Meia Praia e terminar junto ao cais. Pelo caminho têm duas zonas em que correm literalmente sobre a água – na ponte levadiça que liga a Marina à principal artéria da cidade e na aproximação à meta.

Jorge Candeias, presidente do Olímpico Clube de Lagos, afirma que esta é “uma prova única, pela beleza da cidade e pelo fantástico ambiente que envolve toda a prova. As pessoas gostam de fazer parte seja a correr ou a caminhar”.

Relativamente ao percurso, “este ano volta a ser maioritariamente plano – à semelhança do ano passado –, o que favorece os recordes pessoais mas também o convívio”, explica o presidente e também atleta, que vai para a quinta meia-maratona de 2016. “Coloquei a mim mesmo o objetivo de fazer 12 meias-maratonas este ano e não podia faltar à minha preferida. Espero que os adversários se distraiam com a beleza do percurso“, confidencia Jorge Candeias.

Para os atletas menos profissionais a organização preparou uma corrida mais curta: Mega Caminhada Sopromar / Mini-Maratona Hospital São Gonçalo de Lagos, com a distância de 5 km. Um passeio pela cidade de Lagos para famílias e amigos que também querem fazer parte desta festa desportiva sem pensar no cronómetro.

As inscrições encontram-se abertas até ao dia 6 de maio no site oficial e na Associação de Atletismo do Algarve.

 

Sobre a Meia-Maratona Intermarché – Marina de Lagos

Esta será a 28.ª edição da meia-maratona lacobrigense. O recorde masculino da prova está fixado nos 1h03m14s, por Manuel Matias (Maratona) em 1993. O maratonista representou Portugal nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996 e conta no seu currículo com triunfos  nas maratonas de Paris e Fukuoka. No sector feminino, a melhor marca está estabelecida nos 1h11m06s, alcançado pela japonesa Haginaga Kanako em 1996.

Entre os vencedores da maior corrida da Cidade dos Descobrimentos podemos encontrar ainda nomes como Sergei Lukin, atleta russo que venceu em Lagos em 2008 em preparação para a vitória na Meia-Maratona de Lisboa duas semanas mais tarde, Anatoly Rybakov, Carlos Calado, Manuel Ferraz, e os quenianos James Mibei e Moses Kemei.

A organização está a cargo do Olímpico Clube de Lagos.

 

Por CM Lagos