O projeto Este Fado que nos Une, pretende mostrar como os instrumentos musicais e os músicos de um grupo são um exemplo vivo de inclusão enquanto executam a sua performance. Cada intervenção de um músico, com o seu instrumento, contribui para a harmonia do conjunto, sem perder a sua identidade (timbre e ritmo próprios), à semelhança do que se pretende numa sociedade onde todos se sintam incluídos e membros de uma comunidade.
Esta performance musical junta o ensemble de músicos da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, com os seus instrumentos de sopro e percussão de origens muitos diversas, à voz de Inês Cruz e à guitarra portuguesa de Ricardo Martins. O repertório escolhido apresenta influências musicais do fado e temas musicais inspirados no mesmo, passando também por originais do guitarrista Ricardo Martins.
Os ouvintes e espectadores serão convocados, através da música, a fruir e a sentir os sons do Fado e da Banda Filarmónica, que tanto nos são familiares, como parte integrante do nosso património cultural, reforçando o espírito de comunidade.