REGULAMENTO
18 de fevereiro de 2017
1.A prova realiza-se no dia dezoito de fevereiro nas antigas instalações do Instituto Superior Dom Afonso III (Inuaf) de Loulé, situadas na Praça da República, ao lado da Câmara Municipal de Loulé.
2. A primeira sessão tem início às quinze horas e trinta minutos e o torneio têm a duração de duas horas.
3. Os emparceiramentos terminam 10 minutos antes da hora prevista para terminar a prova.
4. O ritmo de jogo é de 7minutos com 5 segundos de bónus por lance.
5. A prova é aberta a todos. As inscrições são gratuitas e terminam 10 minutos antes da hora prevista para o seu início. Reabrem para inscrições tardias depois do início da primeira sessão.
6. Os jogadores são ordenados por elo. Para os jogadores sem elo, a ordenação é feita pela organização, por valor estimado.
7. Na primeira sessão o jogador 1 joga com o 2, o 3 com o 4, o 5 com o 6 e sucessivamente.
8. As cores são escolhidas por sorteio feito diretamente entre os dois jogadores e deverão preparar o seu relógio, usando a sequência: ligar, botão direito, botão central.
9. Durante o torneio é possível jogar com o mesmo adversário duas ou mais vezes, não consecutivas.
10. A pontuação de cada partida do torneio é de 2 pontos para a vitória, 1 ponto para o empate e 0 ponto para a derrota.
11. Após a conclusão da partida, os dois jogadores colocam as peças na posição inicial, desligam o relógio e deslocam-se à mesa da organização para comunicar o resultado e aguardam o seu novo emparceiramento. Caso vários jogos terminem em simultâneo, deve ser respeitada a fila de espera.
12.Gestão dos emparceiramentos:
Número par de jogadores:
Como não é possível repetir o último emparceiramento, um par que termine a sua partida pode ter que aguardar para ser emparceirado com o par seguinte. São emparceirados entre si os jogadores com mais pontos, sendo o outro par formado pelos jogadores com menor pontuação. Em caso de igualdade pontual, o emparceiramento é feito pelo número mais baixo atribuído na primeira sessão.
Número ímpar de jogadores:
b) Se há apenas um jogador a aguardar emparceiramento, ao terminar a próxima partida será emparceirado com o xadrezista que termine e tenha feito o mesmo resultado que ele, ou caso seja uma nova entrada ou reentrada, com o vencedor da última partida.
13.Em caso de insuficiência de material ou de mesas, pode ser aumentado o número de xadrezistas que aguardam o emparceiramento, que continuará a ser feito pela ordem de conclusão dos jogos.
14. As partidas que terminem após o término da sessão, são jogadas até ao final e são válidas para a pontuação do torneio.
15. A classificação será feita pelos pontos acumulados e o critério de desempate é o número da ordenação inicial.
16. São permitidas entradas ou reentradas tardias, via aguardando emparceiramento, e saídas quando se quiser, tendo no entanto que comunicar na mesa da organização.
17. É atribuído um troféu ao vencedor e medalhas até ao décimo quinto classificado.
Por: Torres de Loulé