O OPTO está de volta a Albufeira para a sua 10ª edição, consolidando-se como um dos principais Fóruns de Educação e Formação do país. O evento decorre nos dias 17, 18 e 19 de abril, no Pavilhão Desportivo de Albufeira,

reunindo mais de 70 expositores, representando entidades do ensino secundário e profissional, politécnicos, universidades de todo o país, centros de formação, entidades militares, de socorro e muitas mais. Com entrada gratuita e sem necessidade de inscrição prévia, o OPTO promete oferecer uma vasta gama de oportunidades educativas para todos os interessados.

Com o objetivo de ajudar os jovens em momentos decisivos do seu percurso escolar e acadêmico, o OPTO tem sido um marco na região do Algarve ao longo das suas nove edições. Este ano, o evento conta com uma ampla gama de expositores e atividades. Destaca-se a presença de entidades como agrupamentos de escolas, escolas profissionais, instituições de ensino superior, organizações de apoio à juventude, autoridades militares e de segurança, entre outras. Os participantes têm acesso a informação atualizada sobre as diversas opções educacionais no país (ensino secundário, profissional e superior) e experiências internacionais.

O palco instalado no Pavilhão será o ponto de destaque, oferecendo uma diversidade de entretenimento maioritariamente protagonizado pelos alunos das escolas participantes. Esperam-se momentos musicais, aulas de fitness, zumba, teatro e outras formas de expressão cultural e artística.

Durante os três dias do evento, os participantes podem assistir a vários momentos musicais, percurso de orientação, zumba, dança, flasmobes, teatro, mimos, poesia, cantares regionais portugueses, palestras informativas, conhecer experiências de sucesso, assistir a demonstrações culinárias e desfrutar de momentos de animação cultural e artística.

No exterior há, ainda, a destacar demonstrações de cavalaria e cinotécnicas pela GNR e Polícia de Segurança Pública de Faro, a exposição de Equipamentos de Saúde, pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, a demonstrações de Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida, pelo Centro Humanitário de Silves-Albufeira da Cruz Vermelha Portuguesa e subir à Torre de Escalada do Exército Português.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, sublinha que "proporcionar à juventude algarvia uma ampla variedade de oportunidades de formação através do OPTO é reafirmar o compromisso com as novas gerações. Esta iniciativa combina momentos de reflexão, entretenimento e interação direta com diversas opções educacionais e profissionais, tudo num ambiente único de convívio memorável.”

O vice-presidente Cristiano Cabrita, responsável pelos pelouros da Juventude e do Empreendedorismo, destaca “a importância da realização do evento nesta altura do ano, quando os jovens têm que optar pelo seu futuro académico e profissional”. O edil reforça que “o Município ao proporcionar aos jovens a possibilidade de se informarem e refletirem perante várias dezenas de propostas de formação e qualificação profissional, com ofertas que vão desde o ensino secundário ao superior, dá uma preciosa ajuda na tomada de decisão ao nível dos seus percursos educativos, formativos e profissionais”.

O certame pode ser visitado nos dias 17 e 18 de abril, das 9h30 às 18h30, e no dia 19 de abril, das 9h30 às 13h00.

O OPTO é uma iniciativa conjunta do Município de Albufeira, da Direção de Serviços da Região Algarve da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares e do Instituto do Emprego e Formação Profissional, contando com a colaboração dos agrupamentos de escolas do concelho.

Para mais informações consulte o portal da Autarquia ou entre em contacto com o Gabinete de Empreendedorismo de Albufeira, através dos telefones: 289 599 579 | 289 598 805 ou do seguinte endereço eletrónico: age@cm-albufeira.pt