No âmbito do projeto «Alojamento Local para Aves», uma iniciativa vencedora do Orçamento Participativo Portugal 2018, no passado mês de fevereiro foram instaladas 30 caixas-ninho no município de Vila do Bispo.

As Escolas, os Jardins de Infância, os parques urbanos, o perímetro florestal e o parque de merendas da Samouqueira são os locais onde foram colocadas estas estruturas para abrigar aves.

Promover as espécies cavitárias, aumentar a biodiversidade em meio urbano, estimular o interesse da sociedade para com aves e promover o controlo natural de pragas biológicas são alguns dos objetivos desta iniciativa dinamizada pela associação ambientalista Vita Nativa que conta com a colaboração da Câmara Municipal de Vila do Bispo.

De referir que o projeto “Alojamento Local para Aves” da associação algarvia Vita Nativa e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (Direção Regional do Algarve) é uma iniciativa a nível regional que conta com ações em todos os municípios algarvios. O seu objetivo geral passa por instalar e monitorizar de forma gratuita cerca de 2000 caixas-ninho destinadas as várias espécies de aves cavernícolas urbanas. Entre elas encontram-se as pequenas espécies de aves insetívoras, como os chapins e as poupas, espécies de rapina de pequena e média dimensão, como o mocho-galego, a coruja-das-torres e o peneireiro-vulgar, e ainda as espécies de andorinhão, como o andorinhão-preto e o andorinhão-pálido.

 

Por: CM Vila do Bispo