O projeto da AAA - Associação de Andebol do Algarve / ANDDI – Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual apoiado pela Federação de Andebol de Portugal, consiste na constituição de equipas no Algarve, compostas por pessoas com deficiência intelectual, com vista à realização de um campeonato regional.
Atualmente e desde o final de 2016 encontram-se já definidas 4 equipas/núcleos de andebol adaptado para a deficiência intelectual, nomeadamente:
· TAVIRA (Clube Vela de Tavira e Fundação Irene Rolo);
· OLHÃO (ACASO - Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão; e CCD - Centro de Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Olhão);
· ALBUFEIRA (APEXA - Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve);
· MESSINES (Casa do Povo de Messines).
De forma a preparar tecnicamente os responsáveis das equipas foram encetados uma ação de formação creditada, em São Brás de Alportel, onde estiveram presentes cerca de 40 professores e técnicos. Segundo Ana Sofia Bexiga, uma das responsáveis e impulsionadoras do projeto, “Foi, sem dúvida, mais um dia de importantes passos em prol da implementação do andebol adaptado para a deficiência intelectual no Algarve!”.
Este projeto tem ainda o apoio da Delegação do Algarve do Instituto Português da Juventude, tendo o seu diretor, Prof. Custódio Moreno, disponibilizado as instalações para uma reunião de trabalho realizada no dia 28 de janeiro, onde estiveram presentes vários clubes desportivos, associações, representantes dos municípios e de agrupamentos escolares.
A equipa do Clube de Vela de Tavira / Fundação Irene Rolo tem como treinadora a Isabel Garcias, tendo como apoio, numa fase inicial, de técnicas da instituição e do desporto do Município de Tavira.
Por: Clube de Vela de Tavira