O tema abordado será “Carretas e carros de besta no Algarve: os veículos de tração animal em Loulé”, por Daniel Cardeira
Até meados do século XX, os veículos de tração animal foram parte integrante da paisagem portuguesa. No Algarve, a sua presença prolongou-se no tempo, marcando profundamente a imagética regional, sendo o colorido carro de varais um dos objetos mais emblemáticos quando se evoca uma imagem tradicional e pitoresca da região.
Entre os ofícios ligados aos veículos, destaca-se o carpinteiro de carros — também conhecido em alguns locais, nomeadamente no Algarve, como abegão — que, frequentemente conjugava na sua oficina saberes dos ofícios de carpinteiro e de ferreiro. Nesta conferência serão explorados os usos dos carros e as marcas deixadas por eles no território, as várias facetas do ofício de abegão e as várias tipologias de carros, com particular enfoque no Algarve e no contexto louletano.
Daniel Cardeira é mestre em História da Arte, Património e Cultura Visual pela FLUP (2020), com a dissertação Veículos de tração animal no Algarve: carretas e carros de besta. Atualmente é doutorando em Estudos do Património na mesma instituição, com o projeto Veículos de tração animal a Sul do Tejo nos séculos XIX e XX: estudo e valorização patrimonial.
Esta iniciativa é de entrada livre.