A ACS - Associação Cultural de Salir e a Junta de Freguesia de Salir procuram com urgência um nadador salvador para as Piscinas Municipais de Salir.
A falta de um profissional credenciado tem impedido este espaço de abrir, assim como o Parque Desportivo de Salir, ambos espaços municipais que costumam encher durante o período de verão.
Outra das consequências da ausência de um nadador salvador neste recinto é o encerramento do bar, que só tem autorização para abrir quando serve de apoio aos utentes das piscinas ou durante um evento. Os idosos que habitualmente usufruíam deste bar como zona de lazer e convívio, vêm assim a sua utilização interdita. O mesmo acontece com os mais novos, que este ano ainda não iniciaram as «Férias ativas», programa que reúne as crianças da freguesia, mantendo-as ocupadas no parque desportivo, em atividades de tempos livres desenvolvidas por monitores.
Segundo Deodato João, presidente da Junta de Freguesia de Salir, “são diversas as pessoas que diariamente procuram estes espaços e que encontram a porta fechada”. Sobre a razão da falta de candidatos para a função de nadador salvador, explica que “houve alguns jovens de Salir que tiraram o curso de nadador-salvador, mas outras propostas mais aliciantes acabaram por levá-los para o litoral. Este é um problema que se tem notado não só em Salir, mas também noutras zonas do interior”, acrescenta preocupado.
Para tentar resolver esta questão, a ACS pretende aumentar o valor do salário do Nadador Salvador credenciado que ocupar a vaga, uma medida “desesperada”, que demonstra a apreensão de José Manuel Madeira, presidente da ACS, com a situação. “Temos feito todos os esforços e nada. Já tentámos tudo, procurámos por todo o lado, inclusive empresas de trabalho temporário e não encontramos ninguém.”
O nadador salvador candidato desempenhará as suas funções das 14h00 às 20h00. Caso esteja interessado contacte através do 963 464 720.
Por VA