«Arte, Cidadania e Idadismo no Envelhecimento» é o título da conferência internacional que se irá realizar nos dias 18 de setembro, em Loulé, e 19 de setembro, no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve.

Tendo como temas centrais a criação e formação no envelhecimento saudável e na conversão de carreiras, bem como o estímulo à cidadania ativa e comunicação intergeracional e o combate ao idadismo e isolamento social, esta conferência propõe refletir sobre a transformação e a mudança na terceira idade, cruzando os campos das artes visuais e performativas e das ciências sociais e humanas, e estimulando um espaço de investigação interdisciplinar aliado à prática cultural.

No primeiro dia do evento, destaque para a comunicação “The Compelling Case for Creative Ageing …and teh Role of Ageism”, que será proferida, às 14h30, no auditório do Convento Espírito Santo, em Loulé, por Farrell Renowden, especialista em creative ageing no Reino Unido.

Já no segundo dia, na sala 2.37, do edifício 1, no Campus de Gambelas da UAlg, haverá, ao longo do dia, diversos painéis, onde serão abordados temas como construir comunidades intergeracionais, aprendizagem ao longo da vida e cidadanias maiores.

Este evento é organizado pela Companhia Maior, pelo Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, pela Câmara Municipal de Loulé e pelo Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD) da Universidade do Algarve.

Consultar programa completo e inscrições aqui

 

UAlg