Estudantes internacionais, vindos de todo o mundo, foram acolhidos entre os dias 1 e 15 de setembro pela Universidade do Algarve (UAlg).

O programa, com o financiamento do projeto SoUAlg 2.0 (no âmbito do PRR), contou com o apoio de estudantes voluntários do programa de mentoria por pares, de antigos alunos de Erasmus+, entre outros, incluindo atividades informativas, lúdicas e culturais.

 

As iniciativas visaram promover a integração académica e social, dar a conhecer os campi e aproximar os estudantes da cultura e do território algarvio.

O arranque teve lugar no dia 1 de setembro, com visitas aos campi da Penha e de Gambelas, culminando na inauguração da exposição “O Mundo na UAlg”, que teve lugar na Biblioteca do Campus de Gambelas. A mostra, patente até outubro, convida a uma viagem pelos cinco continentes, valoriza a diversidade cultural dos países representados na UAlg e destaca os nove membros da Universidade Europeia dos Mares (SEA-EU). Este ano, a UAlg conta com 22 estudantes internacionais provenientes dos países parceiros da Aliança.

Nos dias seguintes, os novos estudantes participaram em várias atividades. A 2 de setembro realizaram visitas guiadas ao centro histórico e ao Museu Municipal de Faro. A 3 de setembro teve lugar uma sessão de boas-vindas, em português, dedicada aos estudantes do Brasil, com a presença do Consulado-Geral do Brasil em Faro, da Reitoria, do GRIM e da Associação Académica. Seguiu-se um treino aberto de basquetebol no Pavilhão Municipal da Penha. A 4 de setembro, decorreram sessões de boas-vindas para estudantes da América Latina e para estudantes em mobilidade e intercâmbio, a par de uma reunião com os coordenadores de mobilidade de cada Unidade Orgânica e um batismo de canoagem na Ilha de Faro.

A 5 de setembro, realizaram-se atividades desportivas na Ilha de Faro (bodyboard, surf, entre outros), além de treinos abertos de tiro com arco e voleibol no Campus da Penha. A 6 de setembro, os estudantes participaram numa aula de stand-up paddle e num batismo de surf na Praia de Faro. Já a 8 de setembro, teve início o ano letivo com o momento de convívio “Sunset” no Campus da Penha, que contou com música e animação. A 13 de setembro realizou-se mais uma caminhada pedestre entre o Campus de Gambelas e a Ilha de Faro, na qual os estudantes nacionais e estrangeiros tiveram oportunidade de conhecer o projeto UAlg Hippocampus - itinerário entre duas esculturas do artista Bordalo II “Big Trash animals”, que alia arte, ciência e exercício físico, promovendo a conservação do cavalo-marinho e a sensibilização ambiental. Durante o percurso realizaram também recolha de lixo, sobretudo plástico, numa ação pedagógica pela conservação do ambiente e numa retrospetiva dos materiais usados na construção das peças de arte.

À semelhança dos anos anteriores, este conjunto de iniciativas reforçou o carácter multicultural e acolhedor da UAlg, sublinhando o compromisso da Universidade com a internacionalização, a interação entre estudantes nacionais internacionais e o diálogo intercultural, bem como a construção de uma comunidade académica global, diversa e inclusiva.

 

UAlg