É a Bloom Consulting que o diz: o Turismo é o grande impulsionador das pesquisas cibernéticas realizadas sobre o nosso país.

De um total de 4.812.538 termos pesquisados online sobre os 308 municípios do nosso país, 3.936.381 foram sobre Turismo. Talento (ou Viver) e Negócios ficaram pelos 800.353 (16.6%) e os 75.804 (1.6%), respectivamente.

Quase um terço das pesquisas sobre turismo tinha como objectivo Lisboa, seguida do Porto, de Faro, Braga e Albufeira. Funchal, Coimbra, Cascais, Sintra e Lagos completam o top10.

Segundo os dados recolhidos pela Bloom Consulting, os mercados doméstico e internacional encontram-se bastante equilibrados no que toca à pesquisa cibernética: 46.85% das pesquisas tiveram origem no nosso país, cabendo à procura estrangeira os restantes 53.15%.

O alojamento foi o tema mais pesquisado na vertente Turismo. Visitar, Animação Turística, Restauração e Cultura ocuparam as restantes posições.

«Quando bem trabalhada, uma marca país, região ou município, é o principal activo de que dispomos. Deve, por isso, ser gerida de forma a pontenciar o que a destaca das demais.O nosso mais recente estudo tornou bem claro de que, no que toca à procura online, em Portugal, o que nos distingue é o Turismo», explica Filipe Roquette, director geral da Bloom Portugal.

Especializada no trabalho de “marcas-país”, um pouco por todo o mundo, a Bloom Consulting acaba de iniciar a sua atividade no mercado português. Com base no know-how adquirido através da publicação do Bloom Consulting Country Brand Ranking©, que analisa, anualmente, mais de 220 países relativamente à sua “Country Brand”, a consultora desenvolveu, pela primeira vez, o Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, um projeto onde a eficácia de cada um dos 308 Municípios portugueses foi avaliada e classificada de acordo com a sua “performance” nas vertentes de Investimento (Negócios), Turismo (Visitar) e Talento (Viver). Lançado em fevereiro passado, o estudo analisar várias vertentes. É o caso da procura na web.

 

Por Publituris