Na 10ª edição do Festival de Órgão do Algarve, a Associação Cultural Música XXI convidou Ton Koopman para um concerto único no órgão histórico da Sé de Faro. O concerto realiza-se dia 11 de novembro às 21h30 e é de entrada livre.

O conceituado maestro holandês Ton Koopman estudou musicologia, órgão e cravo, tendo sido galardoado com o “Prix d’Excellence” para os dois instrumentos.

Fascinado pela música clássica e barroca, tendo-se fixado particularmente em Johann Sebastian Bach e Dietrich Buxtehude, conta com álbuns lançados pelas mais famosas editoras, o que lhe valeu diversos prémios, incluindo uma nomeação para os Grammys.

Tocou nas salas de concertos mais prestigiadas do mundo e nos instrumentos históricos mais importantes da Europa.

Mais de 25 anos após a sua última apresentação na cidade, Ton Koopman regressa a Faro com um programa onde ouviremos a sua mestria na execução de obras dos seus compositores de eleição Johann Sebastian Bach e Dietrich Buxtehude, passando também pela música holandesa, italiana e, naturalmente, ibérica. Um programa que atravessa as raízes históricas do órgão da Sé de Faro, instrumento que já completou 300 anos.

O concerto integra o 10º Festival de Órgão do Algarve, que percorre entre 3 e 25 de novembro os concelhos de Faro, Portimão, Loulé e Tavira com 10 concertos distribuídos por várias igrejas da região.

O Festival de Órgão do Algarve 2017 é organizado pela Associação Cultural Música XXI. Conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Portimão, Loulé e Tavira, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM.

Página FB: https://www.facebook.com/festivalorgaoalgarve/

Programa do concerto:

Anonimo

Batalha Famosa in C major

F. Correa de Arauxo (c.1581-1663)

‘Todo el mundo’ in F major

J.P. Sweelinck (1562-1621)

Ballo del Granduca in G major

Allein Gott in der Höh’ sei Ehr in F major

Echo fantasia in a minor

D. Buxtehude (1637-1707)

Preludiummanualiter in g minor BuxWV 163

Wie schön leuchtet der Morgenstern in G majorBuxWV 223

Fuga in C major BuxWV 174

Auf meinen lieben Gott in e minor BuxWV 179

(Allemande, double, Sarabande, Courante, Gigue)

D. Scarlatti (1685-1757)

Sonata in D major (K 287)

Sonata in D major (K 288)

Sonata in G major (K 328)

J.S. Bach (1685-1750)

Vater Unser im Himmelreich in d minor BWV 683

Fuga in F major BWV 590 (from Pastorale)

Ton Koopman, órgão

 

Por: Musica XXI