Decorreu este fim-de-semana no interior algarvio, mais concretamente nos caminhos e trilhos dos concelhos de Loulé, Alcoutim e Almodôvar a Baja de Loulé 2016, prova pontuável para o Campeonato Nacional de Todo-Terreno da Federação de Motociclismo de Portugal
Os pilotos do Team G M Serra do Caldeirão / Amigos da Cortelha atingiram bons resultados, Tiago Santos (KTM) ficou em 4º lugar do Nacional TT e 2º lugar da sua classe TT3, já Francisco Nicolau (Yamaha) averbou o ultimo lugar do pódio na classe Hobby.
A prova teve início com o prólogo que decorreu no dia de ontem numa zona próxima da cidade de Loulé e que iria ditar a ordem de partida para os 2 sectores seletivos que viriam a desenrolar-se no dia de hoje, onde Tiago Santos atingiu um brilhante 8º lugar.
O 1º Sector Seletivo do dia de hoje para as Motos, tinha partida marcada no Circuito de Motocross da Cortelha e chegada a Almodôvar, com os pilotos a terem que percorrer aproximadamente 120 kms.
O 1º Sector Seletivo do dia de hoje para as Motos, tinha partida marcada no Circuito de Motocross da Cortelha e chegada a Almodôvar, com os pilotos a terem que percorrer aproximadamente 120 kms.
Este primeiro troço de classificação correu de forma bastante positiva a Tiago Santos, depois de partir em 8º lugar, o piloto da Cortelha conseguiu ganhar tempo aos “profissionais” e intrometer-se na luta dos da frente, ficando em 5º lugar no final da especial.
Depois de uma breve paragem em Almodôvar para assistência e agrupamento da caravana do Nacional de TT, foi neste localidade alentejana que teve inicio o 2º Sector Seletivo com destino à Cortelha, numa distância aproximada de 80 kms. Neste sector o piloto da KTM mais uma vez teve um desempenho espetacular, fazendo inclusive o 3º melhor tempo do troço, atingindo o 4º lugar na classificação final, ficando atrás Sebastian Buhler (1º), António Pereira (2º) e Gustavo Gaudêncio (3º), pilotos que habitualmente disputam os lugares cimeiros de todas as provas no calendário do Nacional TT.
Na chegada à Cortelha, Tiago Santos afirmou “que esta vitória é para mim um duplo motivo de orgulho pois além de ter terminado na minha terra uma prova do Nacional TT, ficar em 4º lugar no seio dos melhores pilotos ainda mais contente estou, de reforçar que devido á falta de apoios só tinha previsto este ano participar na Baja de Loulé e por isso nem me preparei da melhor forma para tamanho resultado, talvez em 2017 consiga reunir a estrutura necessária para fazer o Nacional TT na integra e as coisas corram melhores ainda, muito obrigado pelo apoio que tive do publico aqui presente na Cortelha.”
Francisco Nicolau consegue terceiro lugar na classe Hobby
O Team G M Serra do Caldeirão / Amigos da Cortelha fez se representar ainda na Baja de Loulé 2016 mas na classe Hobby com o piloto Francisco Nicolau, também oriundo da Cortelha, conseguiu no primeiro dia de prova, no prólogo, atingir um espetacular 1º lugar.
Contudo devido ao facto de ser o primeiro da sua classe na estrada, o piloto da Yamaha teve na primeira fase do troço de classificação uma saída de estrada o que provocou alguma perda de tempo para os concorrentes mais próximos. Aquando da passagem pela assistência em Martinlongo, Francisco Nicolau estava já na 5ª posição.
De qualquer forma o piloto da Cortelha não baixou os braços e fez uma verdadeira recuperação nos últimos 40 kms de prova, conseguindo na chegada à Almodôvar terminar em 3º lugar atrás de Arcélio Couto (1º) e Francisco Lopes (2º).
No final o piloto reforçou o seu trabalho concluindo que “foi uma prova algo dura, pois depois de ontem ter efetuado o 1º lugar no prólogo, hoje a responsabilidade ainda era maior, pois tínhamos pela frente 120 kms de classificação onde o mínimo erro poderia deitar tudo a perder, no meu caso isso acabou por acontecer na fase inicial do troço, mas consegui com algum esforço voltar a recuperar o tempo perdido e ainda chegar ao pódio. Estou muito contente, depois de no ano passado não ter conseguido sequer terminar a Baja de Loulé, este ano apesar de tudo correu bem e terminei com o ultimo lugar do pódio, vamos ver para o ano como vai ser.”
Por ultimo referir que a Baja de Loulé 2016 foi uma organização do Clube Automóvel do Algarve, pontuando para diversos campeonatos, nomeadamente Automóveis, Motos, Quads e Buggys e que contou com 140 pilotos à partida nas diversas categorias.
Por: Team G M Serra do Caldeirão / Amigos da Cortelha Fotos: DMTV Portugal