A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), com mais de 23 anos de trabalho «em prol da natureza e ambiente» em Portugal, inicia neste mês uma nova etapa no seu percurso, com Domingos Leitão como o novo diretor executivo.

“Uma nova fase, que pretende dar continuidade ao que a SPEA tem vindo a fazer para a conservação das aves e dos seus habitats, sensibilização ambiental, promoção da ornitologia e na aposta de um desenvolvimento mais sustentável”, afirma um comunicado da Sociedade.

Domingos Leitão, nasceu em 1968, é Doutorado em Ecologia e Biossistemática pela Universidade de Lisboa. É sócio fundador da SPEA e atual diretor executivo, depois de ter desempenhado durante 14 anos os cargos de coordenador de projetos e coordenador do Departamento de Conservação Terrestre. Anteriormente trabalhou no Instituto da Conservação da Natureza, na Liga para a Proteção da Natureza e no Ministério da Educação.

Na SPEA coordenou projetos LIFE, foi responsável pelos programas de monitorização das IBAs (Áreas Importantes para as Aves) e de aves terrestres, e por temáticas de conservação relacionadas com agricultura, caça e floresta. Esteve também envolvido no programa de atividades para os sócios e no desenvolvimento do Turismo Ornitológico em Portugal.

Nas palavras de Domingos Leitão, ”o desafio é enorme, mas conto com todos os sócios, técnicos, colaboradores e parceiros da SPEA, para trabalhar por mais resultados em prol das aves, do desenvolvimento sustentável e da nossa associação”.

A SPEA é uma Organização Não Governamental de Ambiente que trabalha para a conservação das aves e dos seus habitats em Portugal. A SPEA faz parte da BirdLife International, uma aliança de organizações de conservação da natureza em mais de 100 países, considerada uma das autoridades mundiais no estudo das aves, dos seus habitats e nos problemas que os afetam.

 

Por: Agricultura e Mar Actual