Abertura do CPC2016 conta com a presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes e do Cardiologista Valentin Fuster

Sob o Lema «O Pulsar da Ciência, ao Ritmo do Coração», arranca no dia 23 de abril, em Vilamoura, o Congresso Português de Cardiologia 2016 (CPC2016). A abertura do CPC2016 contará com presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes e do Professor Valentin Fuster, do Hospital Mount Sinai, de Manhattan, Nova Iorque, pelas 17 horas.

Sendo o mais prestigiado congresso científico português, na sua 37ª edição, durante três dias o CPC2016 será o ponto de encontro e centro de discussão científica de especialistas nacionais e internacionais envolvidos no seguimento de doentes da área cardiovascular.

 

Mais informações sobre o CPC2016:

Na sua 37ª edição, o CPC2016 não deixa de inovar e surpreender os participantes. Menos sessões paralelas, salas com linhas temáticas e um sistema de inscrição e alojamento low-cost para jovens especialistas são algumas novidades prometidas pela comissão organizadora do CPC2016.

O programa científico onde se inscrevem temas de grande atualidade, variados e que interessam à globalidade dos participantes, irá dar destaque, em cada área da cardiologia, às principais novidades da prática clínica. O CPC2016 vai receber convidados importantes da Cardiologia Mundial, de entre os quais se destacam os professores Valentin Fuster e Alain Carpentier, “pai” de muitas inovações na cardiologia.

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia espera um congresso fortemente participado uma vez que conta já com mais de 2000 inscrições e multidisciplinar, com integração e partilha de conhecimentos entre as várias especialidades, e com um forte componente clínico. Para tal foi criada uma linha mais formativa, de atualização acerca do “Estado da arte” à luz da nova evidência, com aplicação imediata na prática clínica. Simultaneamente, numa perspetiva de alargamento do programa às novas gerações, foi criado o pacote “O meu primeiro CPC” que tem como destinatários estudantes do 6º ano, internos do ano comum e internos do primeiro ano da especialidade, que pretendam participar no congresso, beneficiando de condições financeiras favoráveis.

 

A Primeira Corrida Coração:

A SPC convida-o a participar na Primeira Corrida do Coração. Uma iniciativa organizada em parceria com a Câmara Municipal de Loulé e a Associação de Atletismo do Algarve a decorrer no dia 24 de abril, pelas 18 horas, em Vilamoura. Todos os participantes terão também oportunidade de realizar um rastreio que incluirá cálculo de IMC, medição de tensão arterial, diabetes, colesterol, heartscore, entre outros.

Com o valor obtido através das inscrições, a SPC pretende adquirir um desfibrilhador automático externo para instalação permanente na zona da Marina de Vilamoura.

Com esta iniciativa pioneira, a SPC pretende sensibilizar a população para a prática de exercício físico regular, enquanto atividade promotora de saúde. Pretende ainda sensibilizar para a necessidade de apostar na prevenção cardiovascular.

A corrida de 10 km tem um valor de inscrição de 10 euros, sendo que a caminhada de 5 km é gratuita. A partida e meta da corrida serão na Marina de Vilamoura, em frente ao Tivoli Marinotel. As inscrições devem ser efetuadas através do formulário disponível no site da Associação de Atletismo do Algarve (www.aaalgarve.org) até ao dia 19 de abril.

Destaque ainda para uma ação de rastreio, promovida pela SPC, a decorrer no mesmo dia da Primeira Corrida do Coração, entre as 14h30 e as 18h00, que incluirá cálculo de IMC, medição de tensão arterial, diabetes, colesterol, heartscore, entre outros.

“A participação de todos neste tipo de iniciativas é a melhor forma de promover a saúde e o melhor contributo da sociedade para projetos que podem salvar vidas.”, sublinha Nuno Betterncourt, presidente da comissão organizadora do CPC2016.

A organização desta iniciativa conta com o apoio de Inframoura, Vilamoura World e da Associação Free-Challenge do Algarve.

Para mais informações consultar a página oficial do evento através do http://www.cpc2016.pt/

 

Por LPM Comunicação