O Partido Comunista Português vem por este meio manifestar o seu profundo pesar pelo falecimento do camarada Alfredo Graça e transmite à sua família as mais sentidas condolências.

Alfredo José Zarcos Graça, nasceu em Vila Real de Santo António a 6 de Agosto de 1938. Membro do Partido Comunista Português, Alfredo Graça assumiu ao longo dos anos de militância comunista várias responsabilidades, tendo sido membro da Comissão Concelhia em Vila Real de Santo António do PCP e membro da Direcção da Organização Regional do Algarve do PCP.

Alfredo Graça foi presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António eleito pela APU - Aliança Povo Unido entre Janeiro de 1980 e Janeiro de 1986. Durante os seis anos que presidiu à câmara municipal, foi decidida a elaboração de um Plano Diretor Municipal, o oitavo a ser levado à prática em Portugal, tomaram-se medidas para aumentar a cobertura sanitária do concelho, o abastecimento de água às populações, redes de saneamento básico, recolha de resíduos e ampliação do cemitério municipal, construção de estações de tratamento elevatórias e depósitos de água, bem como, foi dado início ao Complexo Desportivo Municipal. Destaca-se ainda a sua intervenção enquanto autarca comunista na dinamização de cooperativas operárias para a construção de habitações próprias, no apoio ao Projeto SAAL e o CAR que construíram centenas de habitações no concelho, em Monte Gordo e Vila Real de Santo António.
Uma intervenção autárquica que marcou o concelho de Vila Real de Santo António e que honra o PCP e a CDU.

Alfredo Graça, esteve também ao lado das lutas operárias das conserveiras contra o encerramento das fábricas de conservas. Envolveu-se na "Operação Sertão" que permitiu que uma área degradada de Monte Gordo (a metade poente) não se transformasse em mais um bairro degradado, na periferia das zonas turísticas.

Destaca-se ainda a sua participação na URAP - União dos Resistentes Antifascistas Portugueses. Era membro da ARPI, Associação de Reformados Pensionistas e Idosos de Vila Real de Santo António, da qual foi fundador.

Alfredo Graça, foi bancário de profissão, músico e merecedor de grande respeito por parte dos trabalhadores e das populações de Vila Real de Santo António.

Homem de Abril, Alfredo Graça foi um revolucionário empenhado na luta pelo ideal comunista, na defesa e reforço do PCP, o seu partido de sempre.

Até sempre camarada Alfredo Graça.

A luta continua!

A Comissão Concelhia de Vila Real de Santo António do PCP

Vila Real de Santo António, 14 de Dezembro de 2021