No cimo dos montes, os moinhos guardam uma história escrita no vento... desde tempos imemoriais. O Moinho do Bengado é representativo do património molinológico, único no mundo, e de que Portugal se deve orgulhar.

Adquirido pela Câmara Municipal e reabilitado em 2005, foi recentemente alvo de uma intervenção de manutenção e valorização, investimento no valor de 7.085,00€, que permitiu realizar a manutenção da sua roda dentada e das traves, bem como a colocação de novas velas.

Trabalho levado a cabo pela mesma equipa de restauro que permitiu abrir portas a 23 de setembro de 2005, pela mão da empresa local de José Gualberto Benedito.

No Dia Nacional dos Moinhos, no âmbito de uma iniciativa coordenada pelo Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Município - Quinta do Peral -, recebeu a visita dos seus amigos de sempre, nomeadamente moleiro Paulino que há 15 anos é um colaborador assíduo na dinâmica do Moinho e ainda de um casal de residentes estrangeiros holandeses amigos e defensores dos moinhos.

Um diálogo intercultural a abrir caminhos novos, à valorização do nosso passado.

 

Por: Câmara Municipal de São Brás de Alportel