Amanhã, é dia de celebrar o 1º aniversário deste pioneiro projeto, mas sobretudo é um momento de reflexão, é tempo de fazer um balanço entre os objetivos iniciais, promessas e os resultados obtidos.
Melhorar o acesso às tecnologias de informação e comunicação, bem como a sua utilização e qualidade foram preponderantes na tomada de decisão para avançar com este projeto. Ambicionava-se desempenhar uma gestão mais eficaz e eficiente dos recursos naturais, materiais e humanos, bem como dar uma resposta célere às necessidades dos residentes e turistas da área de atuação da Infralobo E.M..
Após um ano de funcionamento, a evolução e melhoria do desempenho é notória e bastante positiva. Com a Gestão de Ocorrências o tempo médio de resolução das ocorrências passou de 15 a 20 dias para 1 a 2 dias, em muitos dos casos resolvendo-se em poucas horas. Com o Sistema de Telemetria implementado, as leituras dos consumos de água são efetuadas em tempo real, a deteção de ocorrências anómalas em tempo real e a sua localização permitem redução de perdas. Com o Sistema de Gestão Documental o tempo médio de circulação de correspondência passou de 5 a 6 dias para 1 a 2 dias, de realçar também a poupança significativa de papel e desburocratização dos processos administrativos. O planeamento de Higiene Urbana e Gestão de Frota permitiram uma redução significativa do número de kms. médios diários por viatura.
“Para chegarmos ao nível de excelência e qualidade a que nos habituámos, é preciso saber gerir, otimizar, maximizar e aproveitar todos os recursos disponíveis para não incorrer em excesso desnecessário (…) ” afirma José Miguel, Presidente do Conselho de Administração da Infralobo E.M., responsável pela implementação do Smart Resort by Infralobo.
Com a sua visão vencedora, José Miguel continua a afirmar que este é o caminho para a solução!
Por: Infralobo