O SISAB PORTUGAL completa este ano, 21 anos de realização, e nesta 21ª edição vai reunir no Meo Arena, 1.700 importadores de 110 países e 450 empresas nacionais para levar a todo o mundo o que de melhor se faz em Portugal, no sector agro-alimentar e de bebidas.

Como tem sido norma desde 1995, a organização privada deste evento garante um ambiente exclusivamente profissional, cujo objetivo continua a ser unicamente o de fazer negócios, num espaço que privilegia as parcerias, numa base ética de confiança mútua entre parceiros que se conhecem.  
Entre 29 de fevereiro e 2 de março, abrem-se e concretizam-se oportunidade de negócio para os que acreditam e apostam neste, que é o único evento 100% nacional, privado, virado para a internacionalização de marcas e produtos portugueses. Durante três dias fazem-se milhões de euros em negócios.
Em 1995, um grupo de empresários vindos dos quatro cantos do mundo, encontrou-se em Lisboa, no Hotel Altis com as empresas portuguesas que já começavam a acreditar que podiam ser “exportadoras”. O evento traz de volta todos os anos, muitas empresas que estão presentes desde as primeiras edições. E outras que tiveram no SISAB PORTUGAL a sua primeira experiência de internacionalização. Hoje, muitas delas já exportam 70 e 80 por cento da sua faturação e sempre com uma perspectiva de grande crescimento, porque a internacionalização das suas marcas e produtos é foi, desde a primeira hora, o seu objetivo.
O SISAB PORTUGAL tornou-se ele próprio uma marca de confiança ao acrescentar valor às marcas dos produtos portugueses para a exportação. Não há nenhum outro evento realizado no país país, que valorize Portugal desta forma, conduzindo as empresas portuguesas ao grande mercado internacional. Um dos motivos reside no facto do evento ser aberto apenas a profissionais, não permitindo a entrada a visitantes, convidados, ou quaisquer outros elementos que não sejam diretamente ligados à exportação e às empresas produtoras.
Esta dinâmica implementada ao sector agro-alimentar e de bebidas, e ainda a outros sectores que estão diretamente ligados a este, como, por exemplo, o dos transportes internacionais de mercadorias, levou a que em 2009, o Presidente da República concedesse ao SISAB PORTUGAL, o seu Alto Patrocínio, numa demonstração do seu reconhecimento, mas também da importância estratégica que tem a exportação para Portugal.
Todos os anos, o certame é prestigiado pela visita de políticos e  governantes que se apercebem da dimensão do SISAB PORTUGAL e das empresas portuguesas exportadoras, assim como do interesse dos importadores dos vários países que participam no evento.
Este ano, marcam presença a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento regional, Luís Capoulas dos Santos. O SISAB PORTUGAL será ainda visitado pelos Secretários de Estado das Pescas, José Apolinário, e da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira. Estão também confirmadas as visitas do presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, do PCP, Jerónimo de Sousa, e da deputada do CDS-PP e ex-ministra da Agricultura, Assunção Cristas.
Na edição de 2016, Vítor Baía e André Sardet, são duas das várias personalidades que marcarão presença nos três dias do SISAB PORTUGAL para serem agraciados com o Diploma de Reconhecimento Como ‘Embaixador Permanente’ do Mundo Português.
O trabalho realizado ao longo de 21 anos, tornou o SISAB PORTUGAL num acontecimento único e reconhecido pelo mercado internacional e também pelas empresas nacionais, que neste evento conhecem os importadores “cara-a-cara”, convivendo entre si em degustações, negócios e espetáculos de convívio, organizados expressamente para esse efeito. 

 

Por: Drapalg