Como podem as empresas reduzir os efeitos?

15 de junho de 2022 – 16 horas | Auditório do NERA - Loulé

A crise dos preços da energia, iniciada no período de recuperação pós pandemia, agravou-se com a Guerra na Ucrânia e não se vislumbra para breve a sua normalização.

Para muitas empresas, em particular no Algarve, o custo da energia, nomeadamente da eletricidade e do gás, bem como dos combustíveis, passou a ser crítico, pondo mesmo em causa o equilíbrio da sua atividade.

Com o objetivo de refletir e debater esta problemática e apontar linhas de ação para as empresas, o NERA - Associação Empresarial da Região do Algarve, em colaboração com a consultora Expense Reduction Analysts, vai realizar uma sessão que terá lugar no próximo dia 15 de junho de 2022, no Auditório do NERA, com início pelas 16h00m.

Esta iniciativa contará, entre outros, com a participação de responsáveis de empresas de diferentes setores, nomeadamente do Turismo e Agricultura, que partilham preocupações semelhantes.

Na organização desta iniciativa o NERA contou com a colaboração de várias entidades, nomeadamente com a AHETA - Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, com a AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve, com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e várias empresas da região ligadas ao setor da energia.

São objetivos desta sessão, para além de promover um melhor entendimento da crise energética, apontar soluções para reduzir custos no curto prazo e no futuro, apostar num setor energético assente em energias renováveis, em que o Algarve tem enormes potencialidades naturais.

Tratam-se de objetivos que apontam não só para o reforço do equilíbrio financeiro das empresas e ao estímulo para o investimento, numa perspetiva de sustentabilidade, como se inserem no plano de descarbonização do Algarve e de combate às alterações climáticas.