Iniciativa do Conselho Europeu, a 13.ª edição da Semana Europeia de Mobilidade assinala-se até 22 de setembro, em várias cidades europeias e em alguns países fora da Europa, como Brasil, Equador, Japão.
Os registos na página oficial do evento indicam que este ano houve um aumento da participação portuguesa, após uma quebra no ano anterior, em cuja edição participaram 48 municípios.
Segundo o ‘site’ da coordenação nacional, a cargo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), até hoje encontram-se registados, online, 62 municípios e 71 localidades.
O tema deste ano é “As Nossa Ruas, A Nossa Escolha” e pretende envolver os cidadãos para uma mobilidade sustentável e para uma vida saudável nas cidades.
Durante toda a Semana Europeia de Mobilidade, os 62 municípios portugueses organizam atividades como caminhadas, passeios de bicicleta, workshops, jogos tradicionais e aulas desportivas, de forma livre e gratuita, levando “os cidadãos e as autoridades locais a refletir sobre como pode ser melhorada a qualidade de vida”.
Entre as propostas para melhorar a qualidade de vida nas cidades, a APA refere, na sua página de internet, a “requalificação do espaço público”, privilegiando a existência de passeios pedonais e ciclovias, o uso de transportes públicos e a partilha de automóveis.
Integrado na Semana Europeia da Mobilidade, o Dia Europeu Sem Carros, que se realiza no dia 22 de setembro, vai contar com a adesão de 30 municípios portugueses, entre eles Braga, Faro, Funchal, Leiria e Vila Real.
Por: Lusa