Vilamoura 11 e 12 de abril

Neste seu 3º Encontro, terão como anfitriões a Estação Náutica de Vilamoura, coordenada pelo Município de Loulé, a Marina de Vilamoura e a Entidade Regional de Turismo do Algarve. 

O novo Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, presidirá à sessão de encerramento, na sexta-feira, dia 12 de abril, pelas 12h30, no Hotel Dom Pedro Vilamoura.

A “bordo” teremos uma grande “tripulação” (uma centena de “marinheiros”), vinda de todos os cantos do continente (do litoral e de águas de interior).

Vão ser dois dias de diálogo e trabalho cooperativo e inspirador para a economia azul sustentável.

Durante este encontro será feito o balanço do caminho já percorrido, celebrando em conjunto o trabalho desenvolvido e perspetivas futuras.

O leque de participantes é variadíssimo, juntando Coordenações das Estações Náuticas certificadas e em processo de certificação, Municípios/CIM com manifestação de interesse, membros da Comissão de Avaliação, empresas, outras Entidades parceiras da Rede, decisores políticos…

O evento iniciará com uma sessão de abertura emocionante contando com a presença de Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé, André Gomes, Presidente do Associação Turismo do Algarve, Adelino Canário, Vogal da Direção do Fórum Oceano (Presidente da Direção do Centre of Marine Sciences (CCMAR), José Apolinário, Presidente da CCDR Algarve, e Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal.

Destacam-se também os Painéis de trabalho que decorrerão nos dois dias do Encontro, contando com um leque variado de oradores de qualidade:

·       DINÂMICAS REGIONAIS DE ORGANIZAÇÃO DA REDE DAS ENP - representação das Estações Náuticas do Litoral Norte, da Ria de Aveiro e do Alentejo.

·       O DESÍGNIO DA SUSTENTABILIDADE NA REDE DAS ENP - este painel caracteriza-se pela sua dualidade: por um lado uma parte informativa, e por outro a apresentação de boas práticas de sustentabilidade de parceiros de Estações Náuticas.

No dia 11 de abril destaca-se a cerimónia pública de certificação de novas Estações Náuticas: Estação Náutica do Alto Côa e Estação Náutica da Ericeira, contabilizando-se agora um total de 38 Estações Náuticas (www.nauticalportugal.pt)

Também neste dia haverá lugar ao modelo de trabalho cooperativo entre todos os presentes: os Workshops e Grupos Temáticos. Estes terão como temáticas a capacitação, gestão de risco e segurança, dinâmicas regionais, sub-regionais e internacionalização, comunicação/marketing/digitalização e ainda o futuro da Rede das Estações Náuticas, com base nas expectativas e contributos.

No final dos trabalhos, realizar-se-á um passeio de barco sunset no “Condor” de Vilamoura (cortesia da Marina de Vilamoura), para que os presentes possam aproveitar o pôr do sol a bordo desta embarcação. 

O segundo dia deste encontro inicia-se com a conferência: Navegando o Mercado: Estratégias de Produto e Promoção nas Estações Náuticas.

O painel da ESTRUTURAÇÃO DO PRODUTO E INTERNACIONALIZAÇÃO contará com a participação dos Presidentes das Entidades Regionais de Turismo das cinco regiões: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve.

No que se refere ao painel AS ESTAÇÕES NÁUTICAS E O DESENVOLVIMENTO LOCAL E REGIONAL estarão presentes Presidentes e Vereadores das Entidades Coordenadoras das Estações Náuticas, cobrindo as 5 Regiões de Portugal continental

O encerramento será um dos pontos altos destes dois dias, dado que estará presente o atual Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.

 

Fórum Oceano