A Estação Marinha de Sagres da Universidade do Algarve, que se encontra em fase de finalização no Porto da Baleeira, foi apresentada, no passado dia 16 de janeiro, no âmbito do projeto conjunto do Campus Sul, PRR impulsos Fostering STEAM and Lifelong Learning at South.
Na apresentação estiveram presentes a secretária de estado das Pescas, Cláudia Monteiro de Aguiar, o presidente da Docapesca, Sérgio Farias, a presidente da Câmara de Vila do Bispo, Rute Silva, a responsável pelo projeto FOSTEAM na UAlg e vice-reitora, Alexandra Teodósio, o diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da UAlg, Carlos Guerrero, e as docentes da FCT coordenadoras da nova estação marinha, Alice Newton e Ester Serrão.
 
A UAlg coordena a componente do projeto “Mar@SUL”, que visa reforçar a visibilidade da instituição no exterior, promovendo o desenvolvimento económico e tecnológico, o bem-estar social e a conservação da natureza. Este reforço realiza-se através da coprodução de conhecimento na região sul, descentralizando a formação, com mais atividades in situ na costa e no mar algarvio, e proporcionando formações mais práticas (PBL) com mais inovação pedagógica ligada às Ciências do Mar e Biológicas, em licenciaturas e mestrados, novos ou existentes (princípio da adicionalidade). Para tal, a UAlg dispõe agora de mais infraestruturas in situ, uma embarcação de ensino/investigação (MarUAlg) e duas estações marinhas (Castro Marim e Sagres), reforçando também o suporte à economia azul regional sustentável (Pesca, Aquacultura, Salicultura, Turismo, Saúde, Portos) numa interação de maior proximidade.
 
Esta nova Estação Marinha, cuja a conclusão está prevista para maio de 2025 e a obra está a cargo da empresa Servirent, trabalhará em rede com as outras estações marinhas do consórcio, como a Estação Marinha de Sines da Universidade de Évora e a Estação Marinha do Funchal da Universidade da Madeira, instituição que coordena o consórcio FOSTEAM@SOUTH. Este projeto, entre outras componentes, visa criar as bases para o estabelecimento do CAIS SAGRES “SeA center for blue GRowth, Exploitation and  Sustainability of marine biodiversity”, um dos primeiros centros de conhecimento aplicado e inovação para a sustentabilidade a ser criado, tal como previsto no consórcio Campus Sul, na área da promoção da Economia do Mar. 
 
 
UAlg