O coeficiente de localização é um dos elementos para a fórmula de cálculo do valor fiscal dos prédios e está a ser revisto, refletindo-se depois no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a pagar.
Desta forma, foi disponibilizado no Portal das Finanças um mapa interativo, onde basta escrever a morada que se pretende consultar e efetuar a pesquisa. Segundo o Jornal de Negócios, as Finanças estão a rever os zonamentos e os respetivos coeficientes de localização e, após concluída essa tarefa, o mapa interativo será atualizado com os novos valores.
Segundo o Código do IMI, o coeficiente de localização varia num intervalo que vai de 0,4 a 3,5 e é um dos elementos que compõem a fórmula de cálculo do Valor Patrimonial Tributário (VPT) dos imóveis, que serve depois de base de cálculo do IMI a pagar pelos proprietários.
O zonamento e os respetivos coeficientes, introduzidos com a reforma da tributação do património, em 2004, foram alterados em 2006 e 2009, mas a revisão atualmente em curso é muito mais profunda e está a ser feita a nível nacional pelos peritos avaliadores de cada serviço de Finanças.
Se o coeficiente de localização de um determinado imóvel subir ou descer isso refletir-se-á no seu VPT e, consequentemente, no IMI final a pagar. Isso, contudo, não será automático, já que, terminada a revisão, os coeficientes só se aplicarão aos prédios novos, escreve a publicação. Os outros proprietários serão obrigados a pedir uma reavaliação nos serviços de Finanças e só depois podem ver revisto o VPT dos seus imóveis.
Por: Idealista