O apagão que deixou Portugal e Espanha às escuras esta segunda-feira, dia 28 de abril, provocou uma corrida às lojas para comprar equipamentos que garantam energia e acesso à informação. A compra de rádios, fogareiros, powerbanks e outros artigos essenciais para enfrentar falhas de eletricidade disparou nos últimos dias.
Esta segunda e terça-feira (dia 28 e 29 de abril), a procura por artigos para situações de emergência disparou quando comparada com os dois dias anteriores, revelam dados do marketplace e comparador de preços KuantoKusta em comunicado enviado às redações.
Entre os produtos mais procurados pelos portugueses nestes dois dias destacam-se os rádios (+4.594%), powerbanks (+ 1.728%) e fogões portáteis (+348%). Também houve uma procura por geradores elétricos e a gás para fazer face a uma possível falha de energia no futuro.
A boa notícia é que não foram identificadas variações significativas dos preços destes produtos, embora haja o risco destes artigos serem inflacionados perante a elevada procura (e se esta se mantiver).
Nos últimos dias, os especialistas em proteção civil reforçaram a importância de preparar kits de emergência, com rádios, lanternas, pilhas e meios alternativos para cozinhar, especialmente perante eventos inesperados como o apagão desta segunda-feira.
“Face a esta situação, já desde segunda-feira que os portugueses se estão a tentar precaver para futuras emergências. A súbita corrida a estes artigos revela não só uma preocupação dos consumidores com eventuais falhas futuras no fornecimento de eletricidade, mas também uma tentativa de estarem mais preparados para situações de emergência”, explica André Duarte, diretor comercial do KuantoKusta, citada na publicação.