“Ruas que falam” é o nome da atividade que dá a conhecer a toponímia de Moura.
Organizada pela Câmara Municipal de Moura, a iniciativa tem como objetivo divulgar as ruas de Moura, explicando e documentando a origem dos respetivos nomes, além das suas especificidades e curiosidades que irão enriquecer a cultura geral dos residentes nestas ruas e dos participantes na atividade.
A próxima edição das “Ruas que falam” realiza-se no dia 12 de junho e levará os participantes a percorrer duas das principais ruas da cidade de Moura – a Rua Serpa Pinto e a Rua da República.
Tal como outras localidades portuguesas, Moura prestou homenagem a Serpa Pinto ao atribuir o seu nome a uma das suas principais ruas. No entanto, a atual designação da Rua de Serpa Pinto terá surgido apenas no século XX, dado que o visconde faleceu em 1900.
A importância da Rua da República está ligada ao desenvolvimento urbano de Moura, especialmente a partir do século XX. São estas e outras informações que os participantes ficarão a conhecer nesta edição das “Ruas que falam”.
As “Ruas que falam” realizam-se na quinta-feira, 12 de junho, às 18:00, com partida da Praça Sacadura Cabral, junto à entrada principal da Câmara Municipal de Moura.
Para mais informações, os interessados deverão contactar o setor do Turismo, da Câmara Municipal de Moura, através dos seguintes contactos – moura.turismo@cm-moura.pt | 285 251 375.