Esta iniciativa decorre entre 23 de maio e 1 de junho, na Zona Ribeirinha de Portimão, das 17h00 às 22h00, com música, animação, workshops, performances e jogos tradicionais ao ar livre.
A intenção da organização é levantar questões que se prendem com o turismo balnear, colocando a atenção na reflexão sobre a melhor forma de manter o equilíbrio entre a sustentabilidade e a economia.
A P.O.I.S. acredita que o litoral não deve ser sobrecarregado e alerta para a necessidade de ser promovido um turismo urbano qualitativo, que valorize o património local, as tradições e o saber-fazer. Na origem do lançamento deste novo evento está também a crença de que a “cidade é de todos” e que todos se devem envolver com o objetivo comum de melhorá-la.
Nesta edição de estreia de “Ribeirinha Beach”, o espaço junto ao Clube Naval contará com um recinto onde haverá lugar para a música, workshop, tertúlias, jogos tradicionais e outras apresentações.
O primeiro dia, 23 de maio, abre com o DJ Manawee, a atuação de Abanda (19h00) e AFROBEaTS (21h00), seguindo-se no sábado, um workshop de dança (18h00) e os espetáculos de MudBlood (19h00) e de CrashDoll (21h00), com uma after party no espaço cultural “Aldeia”.
Já no domingo, 25 de maio, a programação contempla workshops criativos, a partir das 17h00, uma performance promovida pela Bóia Associação Cultural, intitulada “Amor de Verão”, às 20h30, e uma outra instalação-performance a que se junta o Pátio, denominada “O turismo é fogo que arde sem se ver”, às 21h30.
Uma aula de yoga e um DJ set com Manawee (dia 27), a atuação de 2Nobre Folk Music e música dos anos 80 colocada por DJ (dia 28), para além do espetáculo da Banda Brazil (dia 29) são as sugestões durante a semana.
Para promover a reflexão e o debate, “Algarve: Turismo e População” vai ser o tema de uma tertúlia promovida pela Associação Cívica Cidade e Participação, no dia 30 de maio, às 17h00, estando prevista, para mais tarde, a atuação de Rude Lion, às 19h00, e Ben & the Pirates, às 21h00.
O sábado, dia 31 de maio, será animado pelos DJ Manawee, às 19h00, e Deelight, às 21h00. O “Ribeirinha Beach” encerra no dia 1 de junho com workshops criativos, às 17h00, “Pandora”, às 18h30, o espetáculo Duo Niu, um workshop de dança, às 19h30, e a instalação-performance pelas associações Bóia e Pátio, “O turismo é fogo que arde sem se ver”, às 20h30.
A associação cultural já organiza o “Indireita Street Fest”, que se tem revelado um sucesso e tem tido uma forte adesão da população, continuando, deste modo, a sua missão de reinventar a cidade, com a promoção de eventos de qualidade ao longo do ano, nos espaços públicos e no centro, transformando Portimão numa “Feli-Cidade”.