A iniciativa reúne representantes de diferentes concelhos algarvios e proporciona um contacto direto com o funcionamento das instituições europeias, com o trabalho desenvolvido no Parlamento Europeu e com os processos de decisão que têm impacto nos territórios.
Ao longo da deslocação estão em contacto com a realidade das instituições europeias e com matérias de particular relevância para o Algarve, tendo presente a importância que as políticas e os instrumentos europeus assumem no desenvolvimento económico, social e territorial da região.
A presença de representantes de quatro concelhias permite ainda a partilha de diferentes realidades e desafios locais, reforçando a importância de uma visão regional e da ligação entre a intervenção política desenvolvida nos concelhos e a dimensão europeia.
O programa contempla a passagem pelo Parlamento Europeu e pelo Parlamentarium, permitindo aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento das instituições, os processos de decisão europeus e o papel dos eurodeputados na representação dos cidadãos e dos territórios.
A deslocação constitui uma oportunidade de formação, conhecimento e proximidade institucional, contribuindo para que as estruturas locais estejam mais informadas e preparadas para acompanhar os temas europeus com impacto no Algarve.
PSD de São Brás de Alportel







