O Salir TT volta a percorrer a Serra Algarvia pelo 33º ano consecutivo. O passeio realiza-se a 4 de março e terá 100 jipes, 50 motas e são esperadas entre 300 a 400 pessoas.

Com início nos anos 90, o Salir TT é já uma referência a nível nacional e até internacional. Manuel Nogueira Martins, de 54 anos, é o organizador mais antigo e explica ao nosso jornal que “nos anos 90 deu-se a explosão dos carros 4X4 e isso impulsionou o nascimento do Salir TT. Para além disso, as bonitas paisagens que temos no interior ajudaram a tornar este passeio possível”. Com um acréscimo de notoriedade e qualidade o Salir TT é hoje um evento incontornável na região algarvia.

“O Algarve não tem apenas praias bonitas, temos o interior da região muito bonito”, frisa o organizador.

‘Nogueira’, apelido pelo qual é mais conhecido Manuel Nogueira Martins, não esquece Alberto Viegas, Reinaldo Teixeira e Francisco Afonso como os fundadores iniciais. Com tantos anos de serra percorrida, o Salir TT teve, ao longo de 32 edições, milhares de participantes. “Lembro-me de fazermos um casaco para o evento e já vimos várias vezes pessoas do Porto e Braga, por exemplo, a utilizar a nossa ‘marca’”, conta.

“O nosso Salir TT tem de ser feito, porque é realmente a uma paixão para todos” – Nogueira

O evento junta anualmente homens, mulheres e famílias inteiras. ‘Nogueira’ destaca que “a parte familiar e o convívio que temos aqui é muito importante. Conhecemos pessoas dos mais diversos locais e somos uma família”.

Para o organizador, “o ‘nosso’ Salir TT tem de ser feito, porque é realmente a nossa paixão”. Nogueira fala do evento de forma emotiva e revela que o mais importante durante o passeio é que “tudo corra pelo melhor”.

Inscrições da 33ª edição estiveram abertas… 15 minutos

“As inscrições abriram no passado dia 17 de fevereiro e em 15 minutos atingimos o número limite de jipes”, referiu ‘Nogueira’. Questionado sobre o porquê de não abrir mais inscrições, o organizador foi claro: “Não queremos ser o maior passeio do país, mas sim o melhor”. Por essa razão, ‘Nogueira’ considera que o Salir TT se deve manter neste registo. “Tenham paciência e compreendam que queremos receber todos de coração aberto. Mas temos de ter um número limite de inscrições”, frisa.

Depois da paragem devido à pandemia, o passeio regressa com toda a força. “As pessoas estão realmente ansiosas”, explicou ‘Nogueira’.

A plantação de árvores voltará a acontecer. “Temos plantado milhares de sobreiros. Temos o apoio do ICNF e vamos todos trabalhar em conjunto”, reforçou.

O responsável pela organização deixou ainda uma mensagem de agradecimento “a todos os patrocinadores”, destacando “a Câmara Municipal de Loulé, a Junta de Freguesia de Salir e a GNR”.

 

Por: Filipe Vilhena