atribuído pela Federação Europeia de Agências e Regiões para a Energia e o Ambiente (FEDARENE), no âmbito da gala do seu 35.º aniversário, realizada no dia 15 de maio.
A candidatura do CEL RURAL foi selecionada entre três finalistas, tendo o prémio sido atribuído por votação em direto. O projeto foi reconhecido pelo seu caráter inovador, impacto significativo e potencial de replicação a nível local e regional, posicionando-se como uma referência no desenvolvimento de comunidades energéticas em zonas rurais na Europa.
O projeto CEL RURAL, que tem como título “Desarrollo de actuaciones piloto para el fomento de comunidades energéticas locales (CEL) en entornos rurales del espacio POCTEP” foi reconhecido pelo trabalho desenvolvido em soluções tecnológicas para a gestão inteligente de energia e é cofinanciado pelos Fundos Europeus geridos na Região, no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Interreg VI-A España – Portugal 2021-2027 (POCTEP).
Envolvendo as comunidades locais, o piloto Culatra 2030 - Comunidade Energética Sustentável é liderado pela liderado pela C-COOP (Cooperativa para o Desenvolvimento Sustentável da Ilha da Culatra, constituída formalmente a 25 de setembro de 2022) e visa promover a implementação de energias renováveis para reforçar o desenvolvimento de um sistema energético sustentável e local nas regiões transfronteiriças através da adoção de modelos inovadores de autoconsumo partilhado de energia. Para além do CULATRA 2030, o CEL RURAL inclui outros três pilotos em Xermade (Lugo) e em Fontiveros (Ávila), ambos em Espanha, e em Vilaverde, Braga, Portugal, que integrarão a tecnologia desenvolvida pelo conjunto de parceiros, tendo sido agora anunciado um quinto piloto, a ser desenvolvido em Moeche, Galiza, reforçando a implementação prática no território fronteiriço de Portugal e Espanha.
A Fundación Instituto Tecnológico de Galicia (ITG), enquanto Beneficiário Principal do consórcio que integra igualmente a Universidade do Algarve e a Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve (AREAL), expressou o sue agradecimento a todos os parceiros envolvidos, reforçando o compromisso conjunto com a transição energética e a sustentabilidade nas regiões rurais.
“Juntos podemos tornar a transição energética uma realidade nas nossas regiões”, conclui a equipa do projeto CEL RURAL, que encara esta distinção como um forte impulso para continuar a inovar em prol de um futuro mais sustentável.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve integra o Comité Insular da Ilha da Culatra, composto pela Universidade do Algarve (UAlg), a Associação de Moradores da Ilha da Culatra (AMIC), a Make it Better (miB) e mais treze entidades locais e regionais, o qual foi constituído no âmbito do processo de certificação para a sustentabilidade a implementar no contexto do programa SMILO - Sustainable Islands.
CCDR Algarve