Trata-se de um espaço de partilha e de afetos que pretende, nomeadamente através do recurso à fotografia, contar a história e as estórias das instituições da freguesia e das suas gentes.
Os “Laboratórios da Memória” iniciaram-se em 2007 e, tal como o próprio nome indica, é uma atividade que pretende levar as pessoas a exercitar a sua memória e a contar as suas estórias sobre um tema concreto relacionado com a história local. Estas conversas permitem não só recordar e recuperar o passado, como desafiam a questionar o presente e a encetar novos caminhos de investigação.
No ano em que Quarteira assinala o centenário de constituição da freguesia, a Câmara Municipal de Loulé, em parceria com a Junta de Freguesia, e com o forte envolvimento da sociedade civil, está a promover um programa comemorativo que pretende homenagear os quarteirenses que, ao longo de um século, construíram o território, aprofundar o conhecimento da história local e perspetivar o futuro de Quarteira para as próximas décadas, alicerçando num conhecimento real e fazendo-o de forma colaborativa e participativa.
Por: CM Loulé