A Câmara Municipal de São Brás de Alportel, sob a liderança do Partido Socialista (PS), tem mostrado uma alarmante desconexão com as necessidades reais da comunidade local,

priorizando a sua própria imagem em detrimento do bem-estar económico do comércio local. Sob o pretexto de ações supostamente benéficas, o resultado tem sido uma série de obras problemáticas e decisões que prejudicam diretamente o tecido económico local.

A receita estabelecida pelos sucessivos mandatos autárquicos, baseada na realização de obras de requalificação no centro da vila para "animar" o povo, revelou-se uma fórmula desastrosa. A obra realizada durante este mandato, supostamente destinada a reabilitar a envolvente do mercado municipal, é um exemplo claro dessa falha de capacidade planeamento e de execução. Apresenta graves lacunas de projeto e coordenação, resultando em desníveis perigosos para a integridade física de quem utiliza o espaço, redução de estacionamentos e um aumento exorbitante de despesas, derrapando o custo total para 121%, cento e dez mil euros a mais do valor inicialmente previsto.

Essas obras, apesar de apresentarem uma estética agradável, tem no seu conjunto situações prejudiciais e desadequadas para quem frequenta esses espaços ao nível de mobilidade de pessoas e viaturas. Torna-se evidente que este executivo está cansado e impreparado para continuar a gerir efetivamente os destinos do nosso concelho.

Além disso, é preocupante observar a tendência deste executivo em aprovar grandes empreendimentos comerciais, como o "Continente" e agora o "ALDI", sob a desculpa do desenvolvimento económico, o que faz com que prolifere um excesso acentuado de estabelecimentos desse tipo na nossa terra.

Dado o seu excesso, tais aprovações são totalmente ofensivas ao nosso comércio local, que tentam tapar os olhos com medidas pontuais e sem resultados com a abertura do mercado municipal à 5ªfeira à tarde. O aumento da concorrência das grandes superfícies comerciais, retira o dinheiro para muito longe dos circuitos económicos são-brasenses, e coloca uma pressão insustentável sobre os nossos pequenos negócios, resultando em dificuldades crescentes para a nossa comunidade.

É hora de o executivo socialista repensar as suas prioridades e se concentrar em medidas que verdadeiramente beneficiem a comunidade, em vez de perseguirem agendas que apenas interessam a uma elite socialista e a sua perpetuação no poder.

Os cidadãos merecem uma liderança que os represente verdadeiramente e que trabalhe em prol do seu bem-estar económico e social.

Os eleitos do PSD de São Brás de Alportel permanecem atentos e comprometidos em defender os interesses da comunidade local e em propor soluções concretas para os desafios que enfrentamos.

 

São Brás de Alportel, 10 de abril de 2024

 

PSD de São Brás de Alportel