Os vereadores do PSD, Rui Cristina e Cláudio Lima, apresentaram na reunião do executivo camarário uma proposta para a realização urgente de uma auditoria externa à gestão da Câmara Municipal de Loulé, perante alegadas desconformidades nos procedimentos de contratação pública da autarquia presidida pelo socialista Vítor Aleixo.

A proposta surge na sequência de notícias divulgadas em vários órgãos de comunicação social, que colocam em causa o bom nome do nosso concelho, a governação autárquica e os critérios de legalidade inerentes à gestão de dinheiros públicos.

Rui Cristina sublinha: “É de grande importância agir rapidamente para que as notícias veiculadas sejam esclarecidas e os factos apurados. Pretendemos que se afastem quaisquer dúvidas sobre os critérios utilizados na Câmara Municipal de Loulé nos procedimentos de contratação pública”.

Note-se que a proposta em causa mereceu o voto favorável do executivo, inclusivamente do Presidente da Câmara Municipal e demais vereadores, facto que não pode deixar de ser destacado pelo PSD.

Segundo o vereador e também deputado à Assembleia da República eleito pelo PSD, Rui Cristina, “tudo o que for apurado pela auditoria externa deverá ser comunicado às instâncias próprias. O nosso objetivo é a transparência na gestão autárquica e o esclarecimento cabal a que todos os munícipes têm direito”.

Por sua vez, Cláudio Lima, Presidente do PSD/Loulé afirma que “as alegadas irregularidades denunciadas são graves e colocam em causa os princípios de boa gestão de dinheiros públicos. Desde o início deste mandato aumentaram as denúncias que nos são enviadas por cidadãos e empresários, por indícios de alegadas práticas irregulares ao nível da contratação pública de bens e serviços pela Câmara Municipal de Loulé. E sublinha: “Não foi por acaso que, já em abril de 2022, levámos uma proposta à Assembleia Municipal de Loulé para a criação do gabinete da transparência e combate à corrupção, tendo sido aprovada com a abstenção do PS e voto contra do Bloco Esquerda, com a intenção de retirar esta nuvem negra que paira sobre a Câmara Municipal de Loulé.

Cláudio Lima convocou ainda reunião de emergência da Comissão Política do PSD Loulé para avaliar este assunto e as suas consequências políticas.

 

Por: PSD/Loulé