No passado dia 28 de abril, decorreu a sessão da Assembleia de Freguesia de Quarteira, onde foi questionado o Executivo da Junta de Freguesia, face à problemática das «algas invasoras» nas praias de Quarteira.

Para o PSD Quarteira esta «é uma questão da maior importância que não pode ser negligenciada. Os mais recentes indicadores relativos ao Turismo, apontam para um forte acréscimo da taxa de ocupação para o Verão que se avizinha e na opinião do PSD Quarteira, um Verão de sucesso, significa uma comunidade próspera e como tal, o seu principal produto 'praia e mar' deve apresentar elevados índices de qualidade».

Nesse sentido a bancada do PSD na Assembleia de Freguesia de Quarteira, por via da intervenção do Líder de Bancada, Vítor Duro, questionou o Executivo se este tem conhecimento de algo que pudesse ser feito para resolver ou conter esta situação que adquiriu contornos recorrentes.

«No verão passado, diversas praias viram-se condicionadas devido a estas algas que davam à costa, as quais permaneciam ao sol, libertando cheiros fortes que eram do desagrado de quem frequentava as praias. Os concessionários das praias, na tentativa de assegurar condições de higiene aos turistas, levavam a cabo a limpeza e recolha das mesmas, no entanto, devido ao volume e quantidade destas, acabavam por enfrentar uma luta diária infrutífera e de pouco impacto», acrescentou o PSD em comunicado. 

Antecipando uma nova vaga de algas invasoras, o Núcleo do PSD Quarteira, demonstra preocupação face a esta problemática e pede um Plano de Contingência e Ação Conjunta, entre Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, Autoridade Marítima e Concessionários, de forma a sanear as praias e assim prevenir as possíveis quebras de rendimentos destas pessoas e a perda de qualidade das praias, um dos principais motores económicos da nossa Freguesia.