Em causa a polémica obra de requalificação do centro da vila que vai retirar uma via de trânsito a principal avenida.

No passado, dia 29 de abril foi apresentado a pouco mais de duas dezenas de munícipes o anteprojeto da obra do Largo de S. Sebastião e 1º troço da Avenida, numa apresentação quase que «secreta», em que está previsto eliminar todos os estacionamentos do largo e colocar com um único sentido entre o largo de S. Sebastião e o cruzamento com a Rua Estanco Louro (Rua dos Correios), eliminando os estacionamentos de um dos lados e colocando em “espinha” no outro.

A confirmar-se esta obra vai criar dificuldades de circulação no centro da vila e o seu propósito irá perder todo o sentido.

Verifica-se uma gritante falta de comunicação do executivo da CM São Brás quanto a este projeto estruturante, na principal via e centro do Concelho, em que foi feita a apresentação a uma hora que a maioria dos comerciantes não poderiam estar presentes e onde nem sequer os moradores desta zona foram contactados.
 
Fala-se que o projeto encontra-se em «consulta pública, aberto à comunidade», o PSD congratula-se por isso, no entanto considera insuficiente pois não refere o período, nem como e se as opiniões munícipes Sambrasenses serão tidas em conta quanto à alteração deste que é centro nevrálgico do concelho.

Mediante esta forma de estar, pouca transparente, por parte do executivo Socialista, os vereadores eleitos pelo PSD de São Brás de Alportel, Rui Eusébio e Anabela Marcos, apresentaram ultima reunião de Câmara de 3 de maio de 2016, uma Tomada de Posição Publica onde entendem que:

- Os Sambrasenses tem que ser ouvidos forma cabal sobre esta obra;

- Que se deve colocar a discussão pública o projeto por período de 30 dias, tendo em conta, o valor da obra, a influência que o mesmo terá na vida dos Sambrasenses e a forma como conhecemos a vila. As pessoas têm o direito de expressar a sua opinião sobre o ponto mais delicado e importante da Vila sede do Concelho;

- Analisando o anteprojeto, parece-nos que o fluxo previsto e forma como estão orientadas as vias poderão causar constrangimentos consideráveis na circulação rodoviária, pelo que entendemos que deve ser conduzido um estudo de tráfego que deve ser apresentado a população antes do início da discussão pública do mesmo;

O PSD de São Brás de Alportel contesta o facto de este executivo estar fechado em si próprio, em busca de objetivos meramente eleitorais sem procurar dar resposta aos principais problemas dos munícipes.

Aguardamos que o bom senso impere e que o Presidente da CM São Brás de Alportel não se esqueça quem o elegeu. As pessoas de São Brás de Alportel exigem uma requalificação urbana harmoniosa, bem projetada, contemporânea, mas que tenha em conta a história e tradição da Vila de São Brás de Alportel. 

 

Por PSD de São Brás de Alportel