Portimão responde em força: Comissão de Honra da candidatura de Carlos Gouveia Martins à Câmara Municipal atinge meio milhar de subscritores em apenas um fim de semana
A candidatura de Carlos Gouveia Martins à Presidência da Câmara Municipal de Portimão lançou este fim de semana uma Comissão de Honra aberta, plural e inovadora — e a resposta não podia ser mais clara.
 
Em apenas 24 horas, mais de 250 cidadãos juntaram-se de forma espontânea. Ao fim do fim de semana, já são mais de 500 portimonenses que disseram "sim" a este movimento.
 
Sem convites formais, sem telefonemas. Apenas a força de uma ideia que voltou a mexer com Portimão.
 
É um sinal forte: Portimão quer voltar a acreditar. Portimão quer voltar a contar. E esta Comissão de Honra é o espelho disso mesmo — feita de gente real, de todas as freguesias, de todas as idades, de todos os contextos.
 
Carlos Gouveia Martins sublinha: “Esta Comissão de Honra não é para estar na prateleira. Não é de estatutos. É viva, é real, é de todos — e sobretudo, é de sentimento portimonense. São os jovens, os mais velhos, os que trabalham, os que estudam, os que cá nasceram e os que cá vivem. Portimão está a juntar-se. E nós vamos estar à altura. Queremos que todos contem — agora e durante os próximos anos da nossa governação.”
 
O objetivo é claro: construir uma candidatura com todos, para todos. Devolver a esperança, o orgulho de ser portimonense e projetar um futuro mais ambicioso para Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande.
 
O primeiro nome da Comissão de Honra é Carlos das Neves Martins, portimonense de alma e figura nacional incontornável. Um nome que representa competência, entrega e ligação profunda à cidade — e que simboliza também os afetos, a família e as raízes.
 
 Qualquer cidadão pode subscrever e fazer parte desta Comissão de Honra, preenchendo o formulário disponível em:
 
 
Sobre Carlos das Neves Martins:
Licenciou-se em Relações Internacionais e especializou-se em Assuntos Económicos e Políticos, na Universidade do Minho, onde desempenhou vários cargos representativos do corpo discente e foi Presidente da Associação Académica. Iniciou a sua vida profissional em 1985 como responsável pela organização e implementação dos Serviços Sociais do então Instituto Politécnico de Faro, após o qual teve vários cargos a nível regional, nacional e internacional, nomeadamente Diretor Regional do Algarve e Presidente do Instituto da Juventude de 1989 a 1991. Foi Presidente da Administração
Regional de Saúde do Algarve e Vogal do Conselho Regional de Turismo do Algarve de 1994 a 1996 e Coordenador do Departamento de Relações Externas da Universidade do Algarve de 1996 a 1999.
 
Em 1999 foi eleito Deputado para a Assembleia da República pelo Círculo Eleitoral do Algarve, funções que suspendeu no período de 2002 a 2005 devido aos cargos exercidos nos XV e XVI Governos Constitucionais, como Secretário de Estado da Saúde e Secretário de Estado Adjunto do Ministro do Turismo, respetivamente. Em 2005 regressou à sua carreira de Assessor do Quadro na Universidade do Algarve e no mesmo ano solicitou uma licença de longa duração para trabalhar no sector privado, o que acumulou com a prestação de serviços de consultoria internacional e o início da sua própria atividade empresarial, tendo, entre 2005 a 2012, ocupado cargos de administração e gestão em várias holdings e empresas, a nível nacional e internacional. De maio de 2012 a fevereiro de 2013 foi Assessor do Ministro da Saúde para as áreas das Relações Internacionais e de Cooperação e Projetos Estratégicos Interministeriais e de fevereiro de 2013 até maio de 2019 foi Presidente do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte. Nesse período foi também Presidente do Centro Académico de Medicina de Lisboa, de março de 2013 a abril de 2016, e depois Vogal do seu Conselho Diretivo, até maio de 2019. Desde 2016 é Presidente do Conselho Consultivo do Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica da Universidade do Algarve. Entre 2017 e 2019 foi Professor Convidado do Curso de Pós-Graduação em Gestão da Saúde na Universidade Europeia, foi Professor Associado Convidado no Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve, foi Professor Auxiliar Convidado no Mestrado Integrado de Engenharia Biomédica na Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona e de 2018 a 2020 foi o Diretor do Curso de Pós Graduação em Gestão Hospitalar da Business & Economics School do Instituto Superior de Gestão da Universidade Lusófona. De 2019 a 2023 foi Consultor Sénior em diversas empresas nacionais e internacionais, acumulando esta atividade com a de Diretor-geral de uma empresa nacional, no período de fevereiro de 2022 a dezembro de 2023. Foi diversas vezes agraciado publicamente, designadamente em 1987 com um Louvor do Comandante do Regimento de Artilharia de Leiria pelos seus serviços como Oficial Miliciano de Artilharia, em 2000 com um Louvor do Reitor da Universidade do Algarve publicada em Jornal Oficial, em 2003 com o Prémio de "Reconhecimento eMérito no Desenvolvimento e Promoção do Algarve", em 2008 com a Medalha de Ouro de Mérito Municipal pela Câmara Municipal de Portimão, em 2009 com um Louvor de reconhecimento do Conselho das Câmaras de Comércio Portuguesas no Brasil "Pela sua relevante ação económica e pelo seu contributo para a promoção da amizade e dos negócios internacionais na língua portuguesa" e em 2017 com o Prémio "Inovação na Saúde" pela Fundação Professor Fernando de Pádua.
 
 
Sumário
Nascido em Portimão em 1961
É Presidente do Conselho de Administração da ULS Santa Maria, que integra o maior hospital do país – Hospital Santa Maria de Lisboa
Foi membro do Governo de Portugal em dois executivos distintos
Foi deputado à Assembleia da República
Foi Presidente da Região de Saúde do Algarve
Foi Presidente do Instituto Português da Juventude
Foi candidato à Câmara Municipal de Portimão e vereador da autarquia
 
 
Por: PSD.CDS.IL