O PSD/Algarve, através do deputado José Carlos Barros, eleito pelo círculo do Algarve, desafiou no passado dia 7 de novembro, em sede de discussão na especialidade do Orçamento de Estado para 2017, o Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, a clarificar se o Governo deixou cair, em definitivo, a obra de ligação da ferrovia ao Aeroporto de Faro ou se admite rever a posição do Governo sobre este projeto.

A resposta do ministro, contrariamente ao que o PSD/Algarve desejava, mas em linha com a estratégia de abandono a que o Governo Socialista tem votado a região algarvia, foi de que as obras que o Governo compromete-se levar a efeito nesse domínio são as que estão incluídas no “Plano FERROVIA 2020” e, citamos, «… oportunamente se verá se há outras obras possíveis de realizar neste ciclo de investimento.» Pelo que em face destas declarações, atendendo a que o “Plano FERROVIA 2020”, elaborado pelo atual Governo PS, não inclui a ligação ferroviária ao Aeroporto de Faro, que o anterior Governo PSD incluiu no Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas (PETI 3+), aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 61-A/2015, de 20 de agosto, o PSD/Algarve conclui que a mesma não será realizada até ao final da presente legislatura.

O adiamento sine die da construção desta infraestrutura ferroviária, peça-chave na reorganização e implementação de uma estratégia de mobilidade verde para o Algarve, aparentemente consensual por parte de todas as forças vivas da região algarvia, não merece no entanto uma só palavra de indignação por parte dos partidos políticos – PS, Bloco, PCP e Verdes – que suportam a “geringonça.”

Citando Abraham Lincoln, para mais que estamos em tempos de eleições norte-americanas, «… se quiseres por à prova o carácter de um homem (neste caso de um partido político), dê-lhe poder.»

 

Por Comissão Política Distrital do PSD/Algarve