Cumpre-nos esclarecer que a Sra. Presidente da Câmara não aceitou a proposta do Partido Socialista porque o Município está mergulhado em dívidas, falido e penhorado durante as próximas décadas, resultado da gestão despesista e ruinosa do executivo PSD que ela lidera.

Esta situação não lhe permite ajudar as famílias e honrar os compromissos prementes. A Câmara não tem capacidade para investir na saúde e no bem-estar dos seus munícipes, nas empresas, nas escolas e no turismo, que continua estagnado. Infelizmente para os vila-realenses, este executivo não tem dinheiro para aderir a uma ação de testagem massiva da população, como está a acontecer em Castro Marim e em muitas autarquias ao nível nacional. Uma grande percentagem da população ativa daquele Concelho trabalha em VRSA. Partilhamos o mesmo espaço territorial o que pode colocar seriamente em causa a eficácia do processo de testagem massiva que estão a empreender naquele Concelho.

Cumpre ainda esclarecer que o PS assumiu desde o início uma atitude responsável e de preocupação pública no combate ativo ao COVID-19 em VRSA. Os eleitos do Partido Socialista apresentaram um trabalho válido, ativo e constante em todos os órgãos autárquicos em que se fazem representar: na Câmara, na Assembleia Municipal, nas Juntas de Freguesia. Esse papel ativo e proeminente do PS constituiu sempre uma preocupação a este executivo camarário, que nunca aceitou ter uma oposição forte e com ideias para debater democraticamente, como a que o PS personifica.

Finalmente, e como se sublinha na carta aberta que lhe dirigimos, a proposta do Partido Socialista é uma proposta responsável e ponderada, defendida pelos especialistas e pelos responsáveis da saúde ao nível nacional. Esta proposta é apresentada para ser materializada em completa consonância com todas as autoridades de saúde ao nível local e regional, com quem aliás sempre colaborámos.

Que fique esclarecido e seja reposta a verdade.

 

Vila Real de Santo António, 19 de Fevereiro de 2021

 

O Secretariado da Concelhia do Partido Socialista de VRSA